Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atletas piauienses apostam no Crossfit para melhorar desempenho em torneios

Modalidade, que reúne mais de dez capacidades físicas, atrai atletas iniciantes e de alto-rendimento. Eles querem precisão, força, resistência e flexibilidade.

28/06/2015 08:08

A cada dia o programa de exercícios escritos na lousa tem um nome. O desafio muda a cada aula e essa a principal forma de atrair adeptos para o CrossFit. A ideia de unir ginastica olímpica, levantamento de peso e um certo ar militaresco chegaram ao Brasil há poucos anos e tem feito sucesso. Achar uma forma criativa de praticar os exercícios é uma preocupação constante da modalidade. 

No Piauí, não é diferente e o CrossFit teve um crescimento enorme nos últimos três anos. Por aqui, a prática envolve desde iniciantes até atletas de alto rendimento, até porque é consenso que o preparo físico é a base para a prática de qualquer esporte. Marcos Nunes foi um dos nomes que trouxe o CrossFit para Teresina. O ex-atleta de jiu jitsu começou a fazer como parte da preparação para as artes marciais. “Em viagens para fora do estado conheci o CrossFit e me apaixonei. Como atleta, a gente sabe que o preparo físico é fundamental para o melhor rendimento no esporte”, afirma Marcos. 

Foto: Jailson Soares/ ODIA

O CrossFit em si é o exercício funcional variado praticado em alta intensidade. Trabalhando com resultados em curto prazo, a modalidade envolve pelo menos 10 capacidades físicas do ser humano. Aumentando o equilíbrio, precisão, força, potência, resistência e flexibilidade. Os praticantes notam diferenças não só no corpo, mas também nas atividades do dia a dia como carregar as sacolas do supermercado ou trocar um pneu de carro. 

“Eu estou praticando há seis meses. Minha disposição mudou muito depois que comecei, notei que estou mais disciplinada também porque a gente precisa disso nos circuitos, contagem de exercícios e horários. O que me chamou inicialmente foi o fato dos resultados aparecerem de forma muito rápida para quem se dedica”, ressalta Luiza Vieira praticante. 

O CrossFit é para todo publico, faixa etária e condição física. Quando a pessoa se determina a praticar realiza o mesmo circuito em turma, o que varia é a intensidade e tempo dos exercícios. “Você que chegou agora vai fazer os exercícios com menos peso em maior tempo, diferentes dos avançados. Então é adequado para qualquer situação física e faixa etária”, explica Marcos Nunes. 

Já nos treinos voltados para competidores o que muda é o tempo a mais que praticam as atividades a cada dia. Além disso, eles escolhem algum outro período do dia para especificar alguma técnica que sinta dificuldade.

Por: Pâmella Maranhão- Jornal O Dia
Mais sobre: