Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atletas mirins precisam de doações para disputar campeonato na França

Jovens da comunidade de Barra Grande vão representar o Brasil na etapa do Campeonato Mundial Junior de Kitesurf

18/03/2016 14:46

Os piauienses Manoel Piçarrinha de 15 anos, Guigui Costa 12 anos e Luis Fernando 12 anos, são jovens nativos da comunidade de Barra Grande que vão representar o Brasil na etapa do Campeonato Mundial Junior de Kitesurf 2016, que acontece em abril, em St Pierre la Mer na França. 

Os meninos de origem humilde fazem parte do projeto Vivo, fundado por Isabel Lupiañes e João Bosco que promove a inclusão social de jovens através do esporte, em Cajueiro da Praia, no litoral do Estado.

Sem apoio do poder público, Isabel e João Bosco estão promovendo uma campanha para arrecadar doações para a viagem dos garotos. Até agora, eles já conseguiram as passagens aéreas Teresina – Barcelona, o passaporte dos atletas e as passagens de ônibus de Barra Grande à Teresina. 

Faltam ainda ajuda de custo para hospedagem e alimentação, roupas de frio e de neoprene para que os meninos possam competir nas águas geladas do mar da França, além do seguro médico internacional para as crianças, que fica em torno de R$ 300 para cada um dos garotos, custo para as inscrições dos atletas que custa 100 euros cada um e as passagens de volta Teresina até Barra Grande para 5 pessoas.

Segundo Isabel Lupiañes o orçamento para a viagem ficou em torno de R$ 41 mil, e já conseguiram um pouco mais da metade do valor necessário. Ela frisou o potencial esportivo dos atletas, como Manoel que se destacou no campeonato brasileiro Arena Kite Brasil. “Tanto o Manoel, como o Guigui e o Luis Fernando são destaques nas suas categorias, eles sempre participam de campeonatos e ficam bem colocados”.

Para manter as ações do projeto Vivo, Isabel conta que recebe muitas doações, principalmente dos praticantes do kite surf. “O esporte é caro e muitos atletas que vem de outras cidades e outros países ajudam com doações, principalmente de equipamentos. As passagens dos garotos para Barcelona, foi doada por um americano que conhece nossas ações, conhece as crianças e resolveu ajudar. Para conseguir auxílio do governo ou da prefeitura é muito difícil, são muitos muros que a gente precisa atravessar. O campeonato fez divulgação oficial dos participantes há dois meses, nesse tempo não há como desenvolver um projeto e apresentar a secretaria de turismo para conseguir recursos para a viagem. É muita burocracia. Então contamos mesmo com a ajuda de empresários e dos esportistas”, finalizou Lupiañes.

Para quem quiser colaborar com a viagem dos três atletas mirins, basta entrar em contato com a ONG Projeto Vivo, através do Facebook Projeto Vivo e do Whatsapp (86) 99962 9762. A viagem dos garotos está marcada para o próximo domingo 27 de março.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: