Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atleta piauiense busca apoio para disputar vaga olímpica

Andressa Brito é promessa do taekwondo do Piauí

17/11/2015 12:51

Andressa Brito tem 18 anos e uma coleção de medalhas que lhe pesa no pescoço. É a melhor atleta do taekwondo feminino no Piauí, laureada com o Troféu Carlos Said em 2014. Venceu a Copa Piaui Open e a Copa Teresinense. Enfim, sobram motivos para acreditar em Andressa.

A lutadora está inscrita na Seletiva Olímpica Aberta, marcada para o dia 11 em João Pessoa, na Paraíba. É a única atleta do Piauí a disputar a vaga, na categoria abaixo de 57 quilos. A competição pode lhe mandar para outra seletiva, a fechada, e à tão sonhada Seleção Brasileira de Taekwondo. Andressa sonha alto, com o ouro olímpico.

O taekwondo é uma arte marcial que requer agilidade e precisão. Os atletas se encaram forte, antes que caia a tempestade de chutes. É preciso muita concentração para atacar, esquivar, dançar pelo tatame.

Promete ser uma competição dura. Mas Andressa e seu técnico Júnior Coimbra ainda tem uma outra batalha para vencer: conseguir apoio financeiro para viajar. Quem desejar ajudar a atleta a concorrer a vaga olímpica pode depositar qualquer quantia na conta da Associação Fênix de Taekwondo do Banco do Brasil, Agência 8102-7, Conta 1.073-1.

Andressa e sua coleção de vitórias (Foto: Divulgação/Facebook)


Esporte, comunidade e família

Júnior além de técnico de Andressa, é também irmão mais velho da atleta. O interesse da menina pelo esporte nasceu em casa. “Foi por livre e espontânea pressão mesmo, ela nem teve escolha”, brinca Júnior, sorrindo. Por influência dele, Andressa começou no teakwondo já aos 3 anos. Ele, com 11 anos de diferença, conta que a relação dos dois se tornou muito próxima, “Quase de pai e filha”.

Júnior Coimbra luta ao lado do também atleta Thiago Veloso presidem a Associação Fênix de Taekwondo. Três vezes por semana, a dupla ministra aulas da modalidade na quadra emprestada do Colégio Pequena Rubim, no bairro Mocambinho. Os treinos são abertos a comunidade e totalmente gratuitos. Além de Andressa ,a  Associação revelou outros talentos piauienses, e vai levar mais 14 jovens atletas para João Pessoa. Eles vão disputar na Copa do Brasil de Taekwondo, evento mais importante do calendário do esporte no país.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: