Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Advogado: suplemento contaminado provocou doping de Jon Jones

Procurador garante que substâncias proibidas foram encontradas em produto não etiquetado; lutador se manifesta: "Conquistei cada parte do meu sucesso"

25/10/2016 09:38

Flagrado no antidoping em julho, às vésperas da luta contra Daniel Cormier, Jon Jones foi retirado do card do UFC 200 e acabou sendo substituído por Anderson Silva. O ex-campeão dos meio-pesados ainda aguarda uma sentença, tanto da USADA (agência que regula o programa antidoping do Ultimate) quanto da Comissão Atlética de Nevada. Nos testes de Jones foram encontrados dois tipos de esteroides - hidróxido de clomifeno e metabólitos de letrozol -, e seu advogado, Howard Jacobs, alega que as substâncias estavam presentes em um suplemento contaminado, consumido por Jones. 

- Conseguimos identificar a fonte das substâncias proibidas. Veio de um produto que o Jon tomou que não estava etiquetado. Mandamos testar, e o produto estava contaminado com ambas as substâncias. Eu sei que a USADA também testou o produto por conta própria. O teste deles confirma o que encontramos. Nós, então, mandamos as mesmas pílulas que já havíamos testado para que o laboratório da USADA testasse, e eles acharam a mesma coisa. Toda vez que o produto é testado, fica claro que ele está contaminado com clomifeno e letrozol - disse Howard Jacobs à "SiriusXM". 

Jones agora terá uma audiência com a USADA em forma de arbitragem (método de resolução de conflitos onde as partes buscam um acordo comum sem a participação do judiciário), que acontecerá no dia 31 de outubro, nos EUA. Já a reunião com a Comissão Atlética de Nevada está agendada para dia 10 de novembro. O seu advogado crê que, com a confirmação de que o produto estava realmente contaminado, a pena de Jones seja reduzida. 

- Isso definitivamente deve causar uma redução significante na pena. Essa é a nossa posição. Do jeito que as regras antidoping são aplicadas, pelo menos no programa do UFC, elas seguem o padrão do código global antidoping. Em um caso como esse, você não pode argumentar que não tem culpa por tomar um suplemento ou produto contaminado, mas pode argumentar que não é significantemente responsável por isso, o que lhe dá o poder de pedir uma sanção reduzida. 

Nas redes sociais, Jon Jones se manifestou sobre a entrevista dada por seu advogado, e disse que nunca precisou de esteroides para se tornar campeão dos meio-pesados. 

- É isso aí, divisão dos meio-pesados. Isso significa que eu bati vocês de maneira justa. Eu ouvi as entrevistas de vocês (...) Eu sei que conquistei cada parte do meu sucesso, cada luta que eu ganhei (...) Os esteroides não vão te fazer mais técnico ou te fazer ganhar lutas de título nos últimos - escreveu Jones em seu Twitter. 

Fonte: Combate
Mais sobre: