Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após susto, Neymar e Oscar viram e Brasil vence estreia na Copa

Jogo da abertura da Copa do Mundo começou às 17 h, no Itaquerão

12/06/2014 15:25

Fotos:Terra

Foram necessários 64 anos, 10 meses e 29 dias. Pelé surgiu, jogou, parou. Idem a outros ídolos do futebol brasileiro. O país conquistou cinco títulos mundiais. E nesta quinta-feira, 12 de junho de 2014, enfim o Brasil voltou a vencer um jogo de Copa do Mundo em casa. Mas foi sofrido - e muito. O Brasil bateu a Croácia por 3 a 1, no Itaquerão, com direito a gol contra em 10 minutos de jogo e Neymar decidindo. Graças ao camisa 10, o sonho do hexacampeonato em casa começa bem.

Não que tanto tempo sem vitória em casa fosse tratado como algo que fosse influenciar o futebol de Neymar e cia. no gramado do Itaquerão. Mas desde os 6 a 1 sobre a Espanha, no dia 13 de julho de 1950, o povo brasileiro não assistia a um triunfo de seu país em uma Copa em casa. Isso acabou. Mesmo que de forma controversa: como no primeiro jogo do título em 2002, o Brasil saiu atrás e só virou com pênalti polêmico. Para diferenciar, o terceiro gol veio no final. Três pontos garantidos e um jogo a menos para a conquista da taça.

As fases do jogo: Os primeiros 20 minutos de Copa do Mundo foram da Croácia. Duas chances criadas, um gol, e o Brasil sem conseguir criar uma chance sequer. Marcelo e Daniel Alves, os laterais, estavam nervosos. Olic, Modric e Rakitic aproveitaram. E a Croácia deu a impressão de que uma zebra na abertura poderia ocorrer.

Mas aí surgiu Neymar. Enquanto David Luiz e Thiago Silva davam força a Marcelo, após gol contra, o Brasil começou a crescer no campo de ataque. Principalmente a dois nomes: Oscar, com bons passes ,e Neymar, em jogadas individuais. Foram elas que deram o Brasil o empate, no primeiro tempo, em lindo chute rasteiro do atacante, de canhota, de fora da área. E no segundo tempo, quando ele cobrou o pênalti da virada. A Croácia ainda tentou pressionar, mas sem resultado.



Foto: Marcio Iannacca/G1

Com um globo no centro do gramado e outros objetos cenográficos que remetem ao Brasil espalhados pelo campo, o espetáculo de abertura da Copa do Mundo começou pouco depois das 15h. 

A cerimônia foi concebida por dois profissionais belgas: a diretora artística Daphné Cornez e o produtor Fabrice Boller. Eles são da companhia Franco Dragone, ex-Cirque du Soleil. Os profissionais estão morando no Brasil desde outubro e afirmam que a coreografia é um tributo aos tesouros do Brasil, que são a natureza, o povo, a dança, a música e o futebol.

Foto: Reprodução/TV Globo

O evento acontece na Arena Corinthians, em São Paulo, no mesmo lugar onde será o jogo de estreia entre Brasil e Croácia, às 17h. Para não estragar o gramado do campo de futebol foi usada uma lona especial de proteção.

Foto:UOL

A bola central se transformou no palco para os artistas Claudia Leite, Jennifer Lopez e PitBull. A brasileira cantou  a música Aquarela do Brasil ao som dos tambores do Olodum. Após a apresentação dos outros cantores, eles apresentaram a música oficial da Copa do Mundo no Brasil, Ole Olá.

Fonte: Terra
Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: