Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vasco tem inúmeros motivos para se preocupar com o Vitória

O Cruz Maltino é aterrorizado pelo Vitória, que tem participação em dois rebaixamentos dos cariocas no Brasileirão e na eliminação da Copa do Brasil de 2010. Relembre confrontos

07/03/2017 19:13

Vasco tem inúmeros motivos para se preocupar com o Vitória
O Cruz Maltino é aterrorizado pelo Vitória, que tem participação em dois rebaixamentos dos cariocas no …

Pela terceira fase da Copa do Brasil, Vasco e Vitória se enfrentam em São Januário. Nesta quinta-feira, o Cruz Maltino entrará em campo com preocupação suficiente para encarar o adversário, principalmente porque a história do confronto aterroriza o dono da casa.

Até agora, pela Copa do Brasil, o Cruz Maltino passou o Vila Nova (2 a 1) e o Santos-AP (2 a 0). Enquanto isso, o Vitória bateu o Luziânia (2 a 0) e o Bragantino (3 a 2). Ao que tudo indica, o confronto será difícil.


Goleada do Vitória por 5 a 0 - 10/08/2008

De todos os confrontos contra o Vitória, o ano de 2008 é dono dos piores para os vascaínos. No Campeonato Brasileiro, o Cruz Maltino lutava para se manter na Série A, enquanto o Vitória buscava vaga no G-4. E foi na goleada do Vitória por 5 a 0 que o sonho ficou mais próximo para um e o pesadelo para outro.

Era o jogo da estreia do técnico Tita e com toda certeza ele não esperava começar com o pé esquerdo, mas, no Barradão, Dinei, Ramon, Leandro Domingues, Jackson e Adriano se tornaram o maior terror do time carioca. Na partida, Edmundo e Leandro Amaral tiveram que deixar o campo e as coisas, que já não estavam boas, só pioraram. Com o resultado, o Vitória chegou aos 32 pontos, ocupando a quinta posição na tabela, enquanto o Vasco voltou para casa com 19 pontos e uma lamentável 17ª colocação.

Vasco rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro 07/12/2008

Foi a última partida do Cruz Maltino sob comando de Renato Gaúcho. O Leão derrotou o Vasco, e a torcida sentiu o 2 a 0 mais amargo da história. Para não ser rebaixado, o time carioca dependia de uma vitória e de uma uma combinação de resultados, mas nada favoreceu.

O Vitória, que tinha acabado de voltar à elite do futebol brasileiro e lutava por uma vaga na Libertadores, teve queda de rendimento e terminou a competição em 10º lugar, graças aos gols marcados por Leandro Domingues e Adriano. Já o Vasco, que estava em 17º na goleada, perdeu mais uma posição, acumulando 40 pontos.


Vitória elimina o Vasco da Copa do Brasil 2010

Na primeira partida, realizada no Barradão, o Leão venceu por 2 a 0 e o Vasco reagiu em São Januário, mas mesmo a vitória por 3 a 1 não foi suficiente para manter o Cruz Maltino na competição, já que o critério de desempate foi o gol fora de casa.

Dessa forma, o Vasco, que havia passado Souza, ASA e Corinthians-PR, abandonou a competição nas quartas de final, no dia 5 de maio de 2010.


Vitória piora crise do Vasco em 2013

A primeira vez no ano que os times se enfrentaram foi no Barradão. O time de São Januário já dava indícios de crise no início do Campeonato Brasileiro e perdeu para o Vitória, na terceira rodada, por 2 a 0. O Vasco vinha de uma goleada de 5 a 1 para o São Paulo e caiu na armadilha do Leão. Dinei foi o autor dos dois gols da partida. Após o jogo, o Vitória assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, ao lado do Botafogo. Já o Vasco, que tinha apenas uma vitória e duas derrotas, seguiu no torneio com três pontos.

Em setembro os times voltaram a se enfrentar, dessa vez em São Januário, o Vasco saiu na frente, mas deu brecha para o Vitória empatar e virar o jogo na etapa final. A derrota por 2 a 1 ampliou a crise do Cruz Maltino, que estava com 24 pontos beirando o rebaixamento. O que já era esperado aconteceu mais uma vez, o Vasco foi degolado e caiu para a Série B.

Mais sobre: