Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

XXIII Festival de Bandas de Música de Teresina irá reunir 21 grupos

O evento acontece até o dia 10 de novembro, com início sempre às 18h, no Palácio da Música.

07/11/2018 10:25

Jovens músicos da capital estarão reunidos a partir dessa quarta-feira (07), no XXIII Festival de Bandas de Música de Teresina. Reunindo bandas de todos os tipos, desde os iniciantes até os avançados, o evento acontece até o dia 10 de novembro, com início sempre às 18h, no Palácio da Música. O Festival é uma realização da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e a entrada é gratuita para o público. 

A programação do festival deve reunir 21 bandas, com o objetivo de resgatar os valores culturais das bandas de música além do respeito, ética e formação moral. Segundo o presidente da FMC, Luis Carlos Alves, a ideia é proporcionar o encontro de alunos e profissionais da música, bem como fortalecer a valorização das bandas de música na cidade. 

“O Festival virou tradição não só em Teresina, como no Piauí. A prefeitura mantém essa tradição em fazer esse Festival para a garotada. Ver crianças sendo influenciadas de maneira positiva a estarem próximas da música, é uma maneira de reconhecimento para nós. Os jovens são atraídos e melhoram seu convívio social e sua qualidade de vida", diz. 

Foto: Divulgação

Com essa edição, o festival completa 30 anos de formação musical profissional em todo o estado do Piauí. O evento é fruto do projeto Banda Escola, mantido pela Prefeitura de Teresina, na rede de ensino pública. Através da iniciativa é oferecido o ensino, com estudos individuais de instrumentos musicais, a prática de conjunto e apresentações culturais. 

“A Fundação criou esse projeto de bandas nas escolas do município para crianças de 7 a 14 anos. É uma forma de inserir o jovem socialmente e culturalmente. É um projeto que tem dado certo e que tem revelado músicos em potencial. Normalmente esses meninos começam a tocar nas bandas infanto-juvenis e vão para o projeto da Banda Jovem e aí, a banda começa a ensaiar. Os que se interessarem tem ainda a oportunidade de ir para a banda oficial da prefeitura”, explica Luís Carlos. 

O Festival de Bandas de Música de Teresina surgiu como espaço de lazer e interação com profissionais da área musical. Além das bandas oriundas do projeto Banda Escola, o evento também terá apresentações da Banda da Prefeitura, Banda da Polícia Militar, Banda do 25BC e ainda bandas de outros municípios e também do Maranhão.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: