Série de fotografias permite análise histórica das mudanças de Teresina

Todas as imagens comparativas poderão ser vistas a partir de amanhã no PortalODia.com.

12/08/2014 15:32h - Atualizado em 13/08/2014 15:00h

Compartilhar no

Teresina 162 anos  

Serão completados 162 anos de muita história, com grandes e profundas transformações. Ao longo de todo esse tempo, desde a fundação da Vila do Poti até modernização vertical atual, Teresina passou por crescentes mudanças, todas essas percebidas em cada canto, curva ou edificação da cidade. Mesmo com as intervenções urbanas inerentes ao desenvolvimento, alguns locais ainda transbordam narrativas e levam traços bem característicos de outros tempos.

O crescimento de Teresina e essas mudanças estruturais poderão ser confirmados por um passeio pela capital, proposto através de uma seleção de fotos feitas pelo Sistema O Dia de Comunicação. A partir de registros dos arquivos do Jornal O Dia, foram reproduzidas novas fotografias com base no mesmo olhar sobre determinado ponto da cidade. O resultado é um comparativo histórico que permite analisar os contrastes – entre o antigo e o moderno – e as transformações sofridas ao longo do tempo.


Nas imagens poderão ser vistos o antes e o hoje de pontos como a Ponte Governador João Luis Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que serve até hoje como uma rota para chegar até a cidade vizinha, Timon, no Maranhão. É possível comparar ainda a região do Terminal Rodoviário Lucídio Portela e também a Praça da Costa e Silva, no centro da cidade, que com o passar dos anos perdeu parte de sua identidade com a falta de conservação.


Além desses pontos, a seleção fotográfica mostra a Avenida Marechal Castelo Branco e o Centro Administrativo. Todas as imagens comparativas poderão ser vistas a partir de amanhã (13) no PortalODia.com.

Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital brasileira a ser totalmente planejada. Ela já nasceu com o objetivo de se tornar um centro urbano estatal, e por isso já possuía características especificas que atendiam as demandas dos grandes municípios, como ruas e avenida paralelas e dispostas de forma simétrica. Não foi um crescimento espontâneo, e sim impulsionado por um planejamento. Dado ao processo de crescimento urbano e ao impacto da verticalização, hoje Teresina tem ganhado cada vez mais ares metropolitanos.

Teresina 162 anos  

Fotos antigas: Arquivo O DIA

Fotos atuais: Assis Fernandes/ODIA

Compartilhar no
Por: Yuri Ribeiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário