Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polo cerâmico do Poti abre loja de artesanatos diversos

Nomeado de "œSolar das Artes", o novo espaço concentra bordados, biojóias, tecelagem, bonecas de pano, kits cozinha e bolsas

30/12/2016 09:31

O Polo Cerâmico do Poti Velho entrará o ano de 2017 com uma novidade para os visitantes e turistas. A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) inaugurou nesta semana uma loja de artesanato diversificado no local, considerado hoje um dos grandes pontos turísticos de Teresina. Nomeado de “Solar das Artes”, o novo espaço concentra bordados, biojóias, tecelagem, bonecas de pano, kits cozinha e bolsas. Todos esses produtos são oriundos de grupos, associações e núcleos apoiados pela administração municipal. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA


O gestor da Semest, Olavo Braz, explica que o bairro Poti Velho foi escolhido para receber essa loja porque possui um Solar das Artes é o novo espaço implantado no setor, objetivando comercializar a produção importante polo de produção artesanal, com uma significativa circulação de turistas, o que vai contribuir para o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelos artesãos ali instalados. “Abrimos essa loja já imaginando como vai ficar essa área após mais uma etapa do Programa Lagoas do Norte. Todo esse eixo turístico vai ser fortalecido, o que vai impactar positivamente no trabalho dos artesãos dessa região”, explica o secretário, acrescentando que o segmento precisa de constante renovação e que, por isso, a Prefeitura de Teresina tem investido em consultorias especializadas, focadas na criação e melhoria dos produtos artesanais. 

Raimunda Teixeira, presidente da cooperativa de artesãos do Poti Velho (Cooperart Poti) comenta que a ideia da loja “Solar das Artes” é colocar outros segmentos de artesanato junto ao Polo Cerâmico. Dessa forma, a região se transformará em um corredor cultural de artesanato. No novo espaço, poderão ser encontrados produtos de tecelagem, bordados, bolsas e biojóias. “Acho que vai vir para somar ao Polo Cerâmico. Como aqui é um ponto turístico, percebemos que os visitantes sempre procuram outros segmentos de artesanato. O artesanato é rico e diverso, mas enfrenta dificuldades de comercialização. Aqui será uma oportunidade a mais para os artesãos mostrarem seus trabalhos e venderem”, explica. 

A loja Solar das Artes fica instalada no prédio conhecido como Castelinho, na Rua Desembargador Flávio Furtado, bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina, próximo à Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart). O espaço funcionará de terça-feira a domingo, das 8 às 17 h.
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: