Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí terá professor na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

A paixão pela literatura de cordel levou Wilson Seraine a escrever o livro "œA Literatura de Cordel no Ensino de Ciências"

21/10/2018 15:45

O professor e pesquisador piauiense Wilson Seraine foi convidado para integrar a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). A indicação foi feita pelo presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. A posse acontece nessa semana, na próxima sexta-feira (26), na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

Gonçalo Ferreira explica que Wilson Seraine tomará posse dentro da categoria pesquisador por conta dos relevantes trabalhos prestados por esse eixo da cultura popular. “Convidamos o Wilson para integrar nossa casa, na categoria pesquisador, porque entendemos que o trabalho dele tem contribuído de maneira fundamental para preservar a literatura de cordel”, destaca.

O convite foi uma surpresa para o professor, que há anos se dedica a cultivar e promover o cordel e suas influências. “Recebemos o convite com muita honra. Estou feliz por ser lembrado e acolhido pela Academia, que eu respeito há muito tempo. Pertencer à ABLC reforçará, ainda mais, nosso comprometimento com a cultura”, diz.

A paixão pela literatura de cordel levou Wilson Seraine a escrever o livro “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências”. A obra é resultado da sua dissertação de mestrado, defendida em 2009. Na publicação, o professor comprova a hipótese de que a literatura de cordel pode colaborar para a compreensão de conteúdos didáticos e que é possível incorporá-la à prática docente.

O livro foi marcado por uma parceria com cordelista Pedro Costa, que faleceu em 2017. Wilson Seraine inovou na apresentação da obra e trouxe a introdução e a conclusão em formato de cordel, mostrando, na prática, ao leitor como os versos podem ensinar. “Pedro Costa foi o primeiro piauiense a ser empossado na ABLC. Era um poeta que valorizava a beleza e a riqueza dessa manifestação cultural tão abrangente”, lembra o professor.

A solenidade de posse de Wilson Seraine na Academia Brasileira de Literatura de Cordel contará com apresentações culturais de violeiros e poetas populares, e a presença do presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, fará a apresentação de Wilson na abertura do evento.

Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 7 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel,  integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 21 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

ABLC

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) é uma instituição literária, com sede no Rio de Janeiro, que reúne representantes da literatura de cordel. Fundada em 1988, tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural, social, artístico, literário e cívico, dentro e fora do Brasil, sem discriminação religiosa, social e político- econômica. O corpo acadêmico da ABLC é composto de 40 cadeiras de membros efetivos.

Edição: Yuri Ribeiro
Mais sobre: