Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Orquestra de Bandolins de Oeiras faz turnê pelo Piauí

O grupo, formado por jovens de 9 a 13 anos, tem sido recebido com entusiasmo nas apresentações

04/12/2018 09:49

Levar a música para além da sala de aula do Sobrado Major Selemérico, em Oeiras, já é uma realidade para jovens instrumentistas que tocam bandolim na primeira capital do Piauí. A Orquestra de Bandolins de Oeiras dá continuidade nessa semana a uma turnê pelo Estado. Eles se apresentam na quinta-feira (06) em Teresina, na sede da Secretaria Estadual de Cultura, às 12h. Acontecem ainda concertos em Piripiri (07) e Parnaíba (08) e Oeiras (14).

A orquestra surgiu da união dos talentos dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico. Atualmente a escola atende a 25 alunos. Desse grupo, 13 deles estão seguindo em turnê se apresentando pelo Piauí através da orquestra. O grupo, composto por jovens entre 9 e 13 anos de idade, já se apresentou em Floriano, Corrente e Bom Jesus.

“No sul do Piauí, o grupo foi recebido com teatros lotados. Muita gente não conhecia a tradição musical de Oeiras e foram levados pela curiosidade e encanto, por se tratar de uma orquestra de crianças. Esperamos uma receptividade ainda maior na segunda parte da turnê”, conta o professor Herbert Vinícius.

O repertório do concerto foi montado especialmente para valorizar gêneros da música brasileira, que vão do samba ao baião. A música oeirense também está representada com canções de Possidônio Queiroz, artista piauiense que possui valsas comparadas a grandes compositores do mundo. “Entre uma música e outra eu também conto um pouco a história do instrumento”, explica Herbert Vinícius que também conta que todos os shows estão sendo gravados. “A ideia é a gente juntar tudo e depois gravar um CD, o show é para o Piauí e Brasil ver”, completa.

A circulação da Orquestra de Bandolins de Oeiras faz parte do projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

Edição: Marco Vilarinho
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: