Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jornalista cria Jogo da Lava-Jato inspirado em investigados na operação

O objetivo é prender o maior número possível de personagens que tenham praticado os mais diferentes crimes.

27/05/2017 15:52

A Operação Lava-Jato ganhou um novo desdobramento: inspirou um jogo de cartas, em que o objetivo final é prender o maior número de envolvidos influentes no maior esquema de corrupção do Brasil. Desenvolvida pelo jornalista Luiz André Alzer e com ilustrações de Renato Machado, a brincadeira traz 72 cartas: 36 de “Réus” e 36 de “Decisões da Justiça”. O objetivo é prender o maior número possível de personagens que tenham praticado os mais diferentes crimes.

Os “Réus” foram baseados em figuras reais investigadas na Lava-Jato, como políticos, empreiteiros, empresários e doleiros. Cada um traz as denúncias que pesam sobre ele, suas conexões com outros personagens e a propina que movimentou.

Cartas do Jogo da Lava Jato (Foto: Divulgação)

Já as cartas de “Decisões da Justiça” determinam os movimentos do jogo e trazem termos bem conhecidos na Lava-Jato, como “delação premiada”, “foro privilegiado” e “condução coercitiva”. Cada partida pode ser disputada por até quatro jogadores.

Alzer, que já criou jogos de tabuleiro como Desafio Carioca e O Jogo do Vinho, levou dois meses para desenvolver O Jogo da Lava-Jato. Pesquisando informações sobre todos os envolvidos no esquema, reuniu esses dados em 36 personagens. Muitos são a fusão de mais de um denunciado. E há ainda políticos da ficção, como o deputado Justo Veríssimo e o prefeito Odorico Paraguaçu, já que o jogo é uma grande brincadeira.

— O jogo é divertido e muito atual, porque foi feito em tempo real. E pode ganhar novas cartas conforme forem sendo apresentados novos réus — conta Alzer.

Os desenhos ficaram por conta de Renato Machado, cartunista premiado. Para desenhar cada um dos réus, ele buscou inspiração em personagens fictícios e reais, e também se debruçou sobre a lista de apelidos de políticos nas planilhas das empreiteiras.

— Transformei os personagens em pequenos cartuns, e as pessoas reconhecem dentro do contexto — explica Machado.

O jogo terá lançamento nacional neste domingo, com lançamento no jornal EXTRA no Estado do Rio.

— Quem sabe futuramente a gente também lance em outros estados — planeja Alzer.

Fonte: Extra
Mais sobre: