Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ícone da moda: morre o estilista Karl Lagerfeld

Um dos nomes mais célebres da moda na atualidade morreu nesta terça-feira (19).

19/02/2019 12:19

O estilista alemão Karl Lagerfeld, diretor criativo da grife Chanel desde 1983, morreu em um hospital de Paris. Aos 85 anos, ele havia sido hospitalizado com urgência na noite de segunda-feira, em Neuilly sur Seine, na periferia noroeste de Paris. A causa da morte ainda não foi anunciada.

Karl Lagerfeld havia chamado atenção pela sua saúde quando chegou a faltar, pela primeira vez em 30 anos, um dos desfiles da Chanel, realizado em janeiro, a semana de moda de alta-costura. Em comunicado, a Chanel informou naquela ocasião que o motivo da ausência de Karl era “apenas cansaço”.

Natural de Hamburgo, ele chegou à capital francesa no começo dos anos 1950, com a mãe, e logo começou a trabalhar para o estilista Pierre Balmain. Passou em seguida pelas grifes Jean Patou e Chloé, antes de aportar na italiana Fendi.

Na década de 1980 também trabalhou como figurinista para produções teatrais. O designer de moda foi nomeado diretor artístico pelo conjunto de suas coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios da casa Chanel em 1983.

Conhecido pela cabeleira branca, pelas luvas de couro com os dedos à mostra e pelos óculos escuros dos quais parecia nunca desgrudar, Lagerfeld criou sua própria maison de alta costura em 1984.

A contribuição de Karl para moda é significativa, principalmente por ser o responsável por atualizar o DNA da Chanel. Ao rejuvenescer a maison francesa, impulsionou a marca para luxo internacional e reinventou as marcas principais da Chanel: a jaqueta e o terno, o little black dress, os preciosos tweeds, o sapato de dois tons, as bolsas acolchoadas, as pérolas e as joias.

Edição: Marco Antônio Vilarinho
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: