Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival de teatro reúne alunos em diferentes espetáculos no Teatro do Boi

Alunos de 16 escolas municipais de Teresina irão se apresentar no palco do Teatro do Boi

04/12/2018 09:54

Começa hoje (04) e continua amanhã (05), a programação do I Festival Estudantil de Teatro de Teresina, o Festhe. Alunos de 16 escolas municipais de Teresina, que atuam em jornada de tempo integral e que trabalham com ações do Programa Novo Mais Educação, irão se apresentar no palco do Teatro do Boi em 16 espetáculos diferentes.

O evento vai oportunizar, para a maioria dos alunos, a primeira apresentação teatral em um palco. As apresentações marcam o encerramento das oficinas de teatro que iniciaram nas escolas. O festival está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com o produtor cultural Moisés Chaves.

Ao longo do ano, durante as oficinas os alunos contaram com o apoio de facilitadores, que participaram de capacitações com Moisés Chaves. Referência na arte cênica em Teresina, Moisés ajudou o grupo a explorar ao máximo as habilidades dos estudantes. O resultado será apresentado em montagens teatrais que envolvem dança, música, emoção e humor.

“Este trabalho teve início em 2017 com uma pequena mostra. Esse ano realizamos cinco formações com os professores de teatro das escolas de tempo integral e das que trabalham com o projeto Novo Mais Educação. São 16 escolas que estarão realizando seus espetáculos no I Festival Estudantil de Teatro de Teresina”, destaca Moisés.

O festival contará também com a Mostra de Resultados com o espetáculo "Dança~Educação - construindo um mundo melhor", coordenado pelo Professor Mestre Roberto Freitas, que também realizou durante o ano oficinas explorando as habilidades dos alunos.

Os alunos envolvidos no Festhe também participam de exposição de trabalhos nas áreas de protagonismo juvenil, com exibição de vídeos envolvendo as escolas, iniciação musical e xadrez. Todas as apresentações foram trabalhadas durante o ano em oficinas realizadas nas escolas.

Edição: Marco Vilarinho
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: