Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exposição 'Entre Rios' estreia no Mercado Velho de Teresina

A proposta nasceu do diálogo entre os dois artistas visuais, em razão da forte ligação dos moradores com os rios.

12/12/2018 10:57

A Galeria de Artes do Mercado Velho está recebendo neste mês de dezembro a exposição “Entre Rios”. A mostra funciona como uma instalação fotográfica feita pelo fotógrafo teresinense José Ailson, que apresenta seu olhar para os rios Poty e Parnaíba feitos, juntamente com o fotógrafo cearense Tiago Marques, que fez registros do rio Acaraú. 

A proposta da exposição surgiu a partir de um diálogo entre os artistas visuais Tiago Marques, de Sobral, no Ceará, e José Ailson, de Teresina, moradores de cidades que tem forte relação com os rios. Os ensaios, segundo eles, não trazem leituras documentais, mas visões lúdicas e poéticas das relações com o espaço fluvial. 

Foto: Divulgação

"Rios são pontos de encontro. Encontram-se entre si e com outros. A exposição Entre Rios traz o traçado poético de dois lugares, Sobral e Teresina, três rios, Acaraú, Poty e Parnaíba, sob dois olhares que se encontram e apresentam em uma única instalação que, como a natureza daquilo que representam é fluido e convida o visitante a nadar com ele e descobrir o que há entre tanta água", comenta Tiago. 

De Sobral, Tiago traz o ensaio Cretone, que se utiliza de estruturas construídas no projeto de urbanização da margem esquerda do Rio Acaraú para fazer uma analogia a partir do uso de tecidos do espaço que por onde antes passavam as águas, agora represadas em um lago artificial com corrente controlada. 

Já José Ailson, de Teresina, apresenta os ensaios Narciso e Solon, realizados à beira dos rios Poty e Parnaíba respectivamente, onde leveza e calmaria formam a atmosfera, representando a relação de dois personagens com as águas. Aqui, o personagem se relaciona com as águas e o fotógrafo com ambos. 

Está é a sexta exposição que a galeria de arte, dentro do Mercado Velho, recebe desde a sua inauguração.  “O programa de exposição tem o cuidado de oferecer sempre várias exposições, como é o caso dessa exposição Entre Rios, essa dinâmica de sempre ter uma nova exposição tem atraído mais público ao Mercado Velho”, comenta Guga Carvalho, coordenador de artes visuais Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: