Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elza Soares critica brincadeiras em referência ao Brasil Colônia

'Felicidade às custas do constrangimento', postou a cantora em suas redes sociais.

11/02/2019 09:12

A cantora Elza Soares usou sua conta do Instagram, neste domingo (10), para criticar brincadeiras que fazem referência ao Brasil Colônia e à escravização dos negros no país. Por meio de duas fotos em que ela aparece como uma rainha, a artista fez um longo discurso empoderador.

"Gente, sou negra e celebro com orgulho a minha raça desde quando não era 'elegante' ser negro neste país. Quando preto não usava o elevador dos 'patrões'", iniciou a mensagem. A cantora então relembrou várias lutas que a população negra enfrentou no Brasil para ser reconhecida, independente da cor de sua pele.

"Jogadores de um clube carioca passavam pó de arroz no rosto para entrarem em campo, já que não 'pegava bem' ter a pele escura. Garçons de um famoso hotel carioca não atendiam pretos no restaurante. Éramos invisíveis. Celebro minha raça desde o tempo em que gravadoras não davam coquetel de lançamento para os 'discos dos pretos'", lembra.

"Sou bisneta de escrava, neta de escrava forra e minha mãe conhecia na fonte as histórias sobre o flagelo do povo negro", declarou Elza, que ainda fez um desabafo. "Protesto pelos direitos da minha raça desde que preta não entrava na sala das sinhás. Gente, essas feridas todas eu carreguei na alma e trago as cicatrizes. Feridas que não se curaram e são cutucadas para mantê-las abertas demonstrando que 'lugar de preto é nessa Senzala moderna'”.


Foto postadas por Elza Soares no Instagram - Foto: Reprodução/Instagram

Após essas exposições, a cantora então foi sutil ao criticar aqueles que usam o Brasil Colônia e a escravidão que aconteceu nesse período como tema de um "momento feliz da vida". "Faço um alerta! Quer ser elegante? Pense no quanto pode machucar o próximo, sua memória, os flagelos do seu povo. Felicidade às custas do constrangimento do próximo, seja ele de qual raça for, não é felicidade, é dor. O limite é tênue. Elegância é ponderar, por mais inocente que sua ação pareça", aconselhou.

Elza Soares finalizou a mensagem fazendo referência a uma de suas músicas. "A carne mais barata do mercado FOI a carne negra e agora NÃO é mais. Gritaremos isso pra quem não compreendeu ainda. Escravizar, nem de brincadeira. Seguimos em luta", concluiu.

Em nenhum momento Elza Soares citou a festa de aniversário da socialite Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue Brasil, que teve como tema o Brasil Colônia. Mas as fotos e o texto da publicação indicam que a cantora pensou no assunto quando fez a postagem.

A festa aconteceu na última sexta-feira (8), no Palácio da Aclimação, em Salvador, e causou indignação nos internautas, que acusaram a socialite de racista no Twitter. Em fotos divulgadas do evento, Donata aparece sentada em uma poltrona, cercada por modelos negras, vestidas de túnicas e turbantes brancos, em posição de serviçais, conforme é possível ver no tweet abaixo.

Fonte: TV Fama
Mais sobre: