Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Curtindo a Vida Adoidado' completa 30 anos

Comédia estrelada por Matthew Broderick conquistou fãs de todas as idades. Filme terá sessões especiais no Brasil.

12/06/2016 08:16

Um dos filmes de 1986 mais celebrados pelos fãs de cinema é certamente "Curtindo a Vida Adoidado", que comemora neste sábado (11) 30 anos desde seu lançamento. A produção, dirigida por John Hughes, que comandou sucessos entre os adolescentes dos anos 1980, como "Clube dos Cinco" e "Gatinhas e Gatões", ganhou admiradores de todas as idades da ótima comédia que possui momentos hilariantes e inesquecíveis. O filme é estrelado por um inspirado Matthew Broderick, que teve um dos momentos mais marcantes de sua carreira ao dar vida a Ferris Bueller, um jovem que conta com muita sorte (e uma certa cara de pau) para viver um dia longe da rotina da escola e se divertir como nunca.

Filme arrecadou 11 vezes mais do que custou só nos Estados Unidos.
Para quem não lembra muito bem da trama, aqui vai um breve resumo: Fingindo estar doente, Ferris consegue enganar os pais e fica em casa, ao invés de ir para a escola, para desespero de sua irmã, Jeannie (Jennifer Grey, de "Dirty Dancng", que se tornou namorada de Broderick na vida real após as filmagens). Sozinho no seu belo lar, ele monta todo um esquema para passar o dia só se divertindo, ao lado do melhor amigo, Cameron (Alan Ruck) e da namorada Sloane (Mia Sara). Os três jovens pegam um carrão do pai de Cameron (Lembra do modelo? Dá uma olhada no nosso quiz acima) e vão a pontos turísticos da cidade de Chicago, onde a história se passa, jantam em um belo restaurante, visitam museus, assistem a um jogo de baseball, entre outras coisas. Mas um dos momentos antológicos do filme é quando Ferris participa de uma parada sem medo de  ser pego em sua armação. Só que, além de Jeannie, o diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones) tenta desmascará-lo, embora suas tentativas não saem como o esperado.

A produção, que custou US$ 6 milhões e rendeu mais de US$ 70 milhões só nos Estados Unidos, consagrou de vez o ator Matthew Broderick, que já tinha estrelado "Jogos de Guerra" (1983) e "O Feitiço de Áquila (1985) e chegou a ser indicado ao Globo de Ouro daquele ano com sua performance. O diretor John Hughes, falecido em 2009, também viu sua popularidade aumentar consideravelmente após este trabalho e, embora tenha dirigido poucos filmes em sua carreira (apenas oito), se tornou um roteirista bastante requisitado. Seus roteiros mais famosos foram do longa "A Garota de Rosa Shocking" (1986) e das duas primeiras partes da franquia "Esqueceram de Mim", estrelada por Macaulay Culkin.

Livro sobre o filme é lançado no Brasil

O sucesso de "Curtindo a Vida Adoidado" no Brasil aumentou consideravelmente após suas exibições na TV, tornando o filme um dos maiores "clássicos" da Sessão da Tarde, na TV Globo. A repercussão do filme é tanta que, aproveitando o seu aniversário, a Editora Autêntica lançou o romance de Todd Strasser, que transpõe o roteiro de Hughes do cinema para as 160 páginas do livro. Uma boa opção para quem quiser ler as desventuras de Ferris Bueller no seu celebrado dia de folga.

Além do livro, serão realizadas sessões especiais do filme, que são uma ótima opção para quem nunca assistiu (ou para quem viu nos cinemas e quer ver de novo) na telona. No Rio, a Caixa Cultural exibe "Curtindo a Vida Adoidado" dentro da mostra "Save Ferris - A Geração X no Cinema" e o Cine Joia também exibirá a produção para celebrar as três décadas dessa comédia que está nos corações de muita gente. Afinal, quem nunca quis ser Ferris Bueller por um dia?
Confira abaixo as datas e os horários das sessões:
SAVE FERRIS – A GERAÇÃO X NO CINEMA
– "Curtindo a Vida Adoidado" (Ferris Bueller’s Day Off), de John Hughes. EUA, 1986. 102 min
4 de junho às 17h | 11 de junho às 15h (dublado) e 17h
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Debate A obra de John Hughes e sua contribuição para o cinema: 11 de junho às 19h
Tel.: (21) 3980-3815
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria | Classificação Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Sessão especial de "Curtindo a Vida Adoidado" no Cine Joia Copacabana
Data e Horário: 24 de junho às 20:30
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 680 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 2236-5671

Fonte: G1
Mais sobre: