Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Como Michael Jordan enriqueceu ao batizar uma linha de tênis

Jogador fez parceria com a Nike, que se tornou um sucesso mundial

29/09/2020 15:05

Depois de ser selecionado como a terceira escolha geral pelos Chicago Bulls em 1984, Michael Jordan assinou um contrato de cinco anos com a Nike que valia cerca de US $ 2,5 milhões, um alto preço na época. Um ano depois, a Nike deu a Jordan sua própria assinatura e nasceu a Nike Air Jordan.

A proposta desenvolvida em conjunto com Jordan eram diferenciadas. Na época, a administração da NBA, a principal liga de basquete do mundo, multou Jordan por usar o calçado. No entanto, a Nike pagou a multa e deixou que o atleta utilizasse o calçado, já que era uma boa ação de marketing.

Crédito: Mike Von

Jordan o Air Jordan vermelho e preto quando marcou 63 pontos contra o Boston Celtics de Larry Bird nos playoffs de 1986. O maior atleta da história do basquete também é um excelente garoto propaganda, e a Nike sempre soube disso. Os modelos Air Jordan podem ser encontrados em vários site sobre tênis .

O resto é história. Jordan conquistou seis títulos e vários prêmios de MVP. Desde então, houve mais de trinta diferentes assinaturas de Air Jordan em centenas de variações diferentes. A marca de Jordan é tão bem-sucedida que ele ganhou mais dinheiro com sua marca pessoal do que antes de jogar na NBA.

Um dos maiores sucessos aconteceu durante a campanha de 1995-96, sua primeira temporada completa de volta com os Bulls. Vale lembrar que entre 93 e 94, Jordan decidiu se aposentar.

Em seu retorno, Jordan ganhou mais um título, com pontuação média de 30,4 pontos por jogo. Ele usava Air Jordan XI personalizados.

Os sapatos modelo XI de Jordan revigoraram a franquia Air Jordan. Eles foram apresentados em seu filme fictício de aposentadoria de 1996, o Space Jam, que arrecadou US $ 230 milhões em todo o mundo. O filme foi um sucesso não só nos Estados Unidos, mas em todo mundo.

Atualmente, os sapatos Air Jordan são vendidos regularmente por cerca de 200 dólares, quase mil reais. Em 2016, a marca Jordan sozinha gerou cerca de US $ 3 bilhões em receita para a Nike. Isso significa cerca de 35% da receita total de toda a empresa.

Mais sobre: