Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Beth Carvalho ganhará 'samba de sétimo dia'

'Madrinha do samba', que morreu no dia 30, terá celebração no Circo Voador, no Rio.

07/05/2019 10:01

Beth Carvalho, que morreu no último dia 30, aos 72 anos, após uma infecção generalizada, vai ganhar uma homenagem aberta ao público uma semana depois. Porém, ao invés de missa de sétimo dia, a "madrinha do samba" vai ser lembrada com muito samba.

Em sua página oficial do Instagram, foi divulgado que a sambista vai ganhar um "samba de sétimo dia", nesta terça-feira (7), no Circo Voador, que fica no Rio de Janeiro, cidade natal da lenda do samba. A homenagem será gratuita e aberta ao público. "Um dia de paz, de música, de samba, de poesia, de oração, de resistência, de amor. Samba de 7º Dia. Circo Voador. 7 de Maio. 17h33. Entrada Franca! #BethCarvalhoPresente", dizia o comunicado no perfil de Beth.

Morreu, nesta terça-feira (30), a sambista e compositora Beth Carvalho. Em nota divulgada na tarde de hoje, o empresário confirma a notícia. A causa da morte, que aconteceu às 17h33 no Rio de Janeiro, foi uma infecção generalizada, conforme confirmado pelo Hospital Pró-Cardíaco.

Beth Carvalho tinha 72 anos e estava internada desde o janeiro de 2019. "Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17:33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de “Andança”, até chegar a Marte com “Coisinha do Pai”, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento", dizia o comunicado.


Foto: Reprodução

Saúde debilitada

Beth foi internada em 8 de janeiro de 2019. Na ocasião, representantes da cantora afirmaram que ela estava fazendo apenas exames de rotina que costumava fazer a cada quatro meses, mas Beth não chegou a ser liberada do hospital desde então.

Cerca de uma semana mais tarde, a família da sambista decidiu por reduzir o número de visitas no hospital, afirmando que "o que mais ouvimos nesses anos todos foram pedidos para diminuirmos a quantidade de gente e volume da música nos quartos. Se agora estamos reduzindo essas visitas, é porque o repouso é seu melhor benefício neste momento."

A saúde da cantora apresentava fragilidades há alguns anos. Ela se submeteu a uma cirurgia na coluna em agosto de 2012, quando colocou 10 pinos na coluna. O procedimento foi bem-sucedido e serviu para dar firmeza à artista, que sofre de um problema no sacro, osso localizado na base da região lombar.

Ícone do samba

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1946. Começou a se envolver com a música logo criança, incentivado pelos avós e, com a prisão do pai durante a ditadura, começou a dar aulas de música para sobreviver.

Ao longo da carreira, fez sucesso nos festivais de música e conquistou o 3º lugar com do Festival Internacional da Canção com Andança. Entre os vários sucessos da carreira estão Coisinha do Pai, Vou Festejar, Olho por Olho, além de regravações como As Rosas Não Falam. Em 1979, Beth casou-se com o jogador de futebol Edson de Souza Barbosa, com quem teve sua única filha, Luana Carvalho, dois anos depois.

Apaixonada pela Mangueira, Beth se tornou referência no mundo do samba e teve a sua música tocada até em Marte. Coisinha do Pai foi executada por um robô programado pela brasileira Jacqueline Lira. Em 2009, tornou-se a primeira sambista a ser homenageada pelo Grammy Latino, em Las Vegas. Sua última aparição na televisão foi no programa Zorra, em 2018, quando participou de uma sátira ao casamento real de Harry e Meghan Markle.

Fonte: Quem
Mais sobre: