Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após críticas de Anitta e Sonza, Google muda definição de 'patroa' e 'mulher solteira'

As artistas Anitta e Luísa Sonza usaram uma rede social para criticar a definição do dicionário

17/09/2020 18:03

O dicionário Oxford Languages, responsável por fornecer conteúdo para a plataforma de busca do Google, alterou o significado das palavras “patroa” e “mulher solteira” depois que as artistas Anitta e Luísa Sonza usaram uma rede social para criticar a definição do dicionário.

“Adotamos uma série de mudanças para deixar as definições ainda mais claras e úteis para os usuários. No caso do termo 'patroa', a definição não estava mais refletindo o uso contemporâneo pelos falantes de português do Brasil, e, por isso, este verbete foi atualizado. No caso de 'mulher solteira', a pesquisa mostrou que a definição exibida ainda reflete o uso da expressão em algumas regiões do país, mas percebemos que essa forma de apresentar poderia levar a uma compreensão equivocada, e, por isso, foi retirada. Essas mudanças estão agora refletidas nos resultados das busca do Google”, disse a Oxford Languages em comunicado oficial.

Imagem: ROBERTO FILHO/BRAZIL NEWS

Anitta usou o seu perfil oficial no Instagram para reclamar sobre a definição da palavra patroa, que segundo a plataforma era definida como "mulher do patrão" e "dona de casa", enquanto "patrão" é "proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador". Com a crítica, a palavra teve o significado foi alterado.

Em relação à palavra “mulher solteira”, o Google ainda não disponibilizou um significado. Essa também foi criticada pela cantora Luísa Sonza na mesma rede social.

“A Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados", informou a assessoria de imprensa do Google Brasil.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia com informações do Estadão
Mais sobre: