Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salipi abre espaço para falar sobre a morte

Com didática e utilizando materiais lúdicos, os profissionais mostram que a morte exige uma reorganização das vidas envolvidas no processo de luto.

10/06/2015 16:01

Desmistificar a morte e o luto a partir de uma perspectiva de valorização da vida. Este é o desafio dos profissionais que recebem os visitantes no stand de Tanatologia montado na 13ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece até dia 14 no campus da Ufpi, em Teresina.

“Mostramos aos visitantes que é preciso trabalhar o luto, a perda e a separação. Quando se perde algum ente querido, esses sentimentos e vínculos devem ser conversados. Ainda existe um tabu muito grande sobre a morte, mas precisamos entender que o luto deve ser vivido em etapas, é um processo e não deve ser reprimido. Caso contrário, pode voltar mais carregado no futuro”, explica a estudante de Psicologia Letícia Lima.

Com didática e utilizando materiais lúdicos, os profissionais mostram que a morte exige uma reorganização das vidas envolvidas no processo de luto a partir daquela ausência. “Trabalhamos outros valores no sentido de cultivar a vida”, destaca a psicóloga Darlene Vilanova, que ressalta a oportunidade oferecida pelo Salipi para tratar do tema com a população.

Segue programação

O Seminário Língua Viva segue nesta quarta com debates no Cine Teatro da Ufpi. A partir das 15 horas, o tema “Identidades e Diversidade Cultural” será discutido pela escritora Marleide Lins e pelos convidados Bárbara Melo (Uespi), Ailma do Nascimento (Uespi), Algemira Mendes (Uespi), Reginaldo Miranda (APL), Romeu Tavares (Funai-PI) e Síria Borges (ITM-Portugal).

Às 19 horas, o Frei Hermínio Bezerra (CE) fala sobre “Palavras que mudaram de sentido”, também no Cine Teatro da Ufpi. Além das palestras, lançamentos de livros, muito bate-papo, música e dança também vão animar a noite desta quarta no Salipi.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: