Projeto leva às ruas grafite como forma de protesto

Movimento social pretende apresentar, a quem passar pelas paredes grafitadas, uma nova perspectiva dos problemas sociopolíticos

13/05/2013 12:03h

Compartilhar no

Aliar arte ao protesto. É partindo desta ideia que a Força Tarefa Popular lançou na manhã de hoje (13) o projeto “Pelos muros da cidade”. A iniciativa faz parte das atividades de mobilização social para a 12ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, que deve acontece de 10 a 24 de julho, entre os municípios de Guaribas e São Raimundo Nonato. Por meio da arte, os integrantes da articulação civil pretendem estimular a reflexão sobre a corrupção.

De acordo com Teresa Cristina, integrante da Força Tarefa popular e estudante das mobilizações sociais, a atividade faz uma alusão à propaganda política e comercial que se apropria dos muros urbanos. Ela explica que o movimento social pretende apresentar, a quem passar pelas paredes grafitadas, uma nova perspectiva dos problemas sociopolíticos.

Fotos: Yuri Ribeiro

A Força Tarefa Popular pretende ainda construir uma cultura de combate à corrupção por meio da conscientização da sociedade sobre sua participação ativa na preservação da política pública. A arte escolhida para compor os painéis desta sensibilização, segundo Teresa Cristina, foi o grafite, que são montados pela cidade através do voluntariado dos artistas.

A sociedade também pode contribuir com o projeto fazendo a doação dos muros para a montagem do grafite. “Os muros são conseguidos por meio de negociação. Já foi doado um muro na Zona Norte e estamos negociando mais um próximo a praça do Fripisa”, conta Teresa.

As artes montadas pelo centro da cidade serão disponibilizadas ainda por meio de uma linha de roupas produzidas por alunos do curso de moda da UFPI. Os grafites darão origem a estampas de bolsas e camisetas para serem comercializada.

A Força Tarefa Popular é uma articulação social civil que reúne cidadãos, ONGs, sindicatos, associações e estudantes que visam promover o controle social de políticas e programas sociais, combatendo a corrupção.

Compartilhar no
Por: Yuri Ribeiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas