Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paulo Goulart é enterrado em São Paulo; filhos amparam Nicette Bruno

Ator morreu aos 81 anos, após lutar contra o câncer.

14/03/2014 19:39

Paulo Goulart foi enterrado no Cemitério da Consolação, centro de São Paulo, na tarde de sexta-feira (14). O ator morreu aos 81 anos após lutar contra o câncer, e recebeu as últimas homenagens em velório realizado no Theatro Municipal da capital paulista horas antes.

Bastante emocionados, os filhos do ator, Bárbara, Beth e Paulo Filho, estavam acompanhados da mãe, Nicette Bruno. O caixão seguiu para o cemitério por volta da 13h15. Momentos mais cedo, a familia do ator agradeceu o carinho do público.

Marcos Caruso, Othon Bastos e Silvio de Abreu foram os primeiros a chegar no Cemitério da Consolação, e aguardaram a chegada do carro em silêncio em frente à capela do local.

O corpo de Paulo Goulart chegou e foi levado direto para a capela, onde permaneceu por 15 minutos e seguiu o cortejo. O caixão foi enterrado ao som da música de Vinicius de Moraes Eu Sei Que Vou Te Amar. Os familiares aplaudiram em homenagem ao ator.

Na quinta-feira, o hospital Beneficência Portuguesa, onde o ator estava internado, emitiu um comunicado sobre o falecimento. "Paulo Affonso Miessa (ator Paulo Goulart), 81 anos, faleceu hoje, dia 13 de março, às 13h15, no Hospital São José, decorrente de um câncer renal avançado. O paciente estava aos cuidados do oncologista Fernando Cotait Maluf e do cardiologista Marcelo Sampaio."

Nicette é abraçada pelos três filhos (Foto: Ricardo Cardoso/Revista QUEM)

Nicette Bruno com os três filhos (Foto: Ricardo Cardoso/Revista QUEM)

Nicette Bruno (Foto: Ricardo Cardoso/Revista QUEM)

Nicette Bruno com os três filhos (Foto: Ricardo Cardoso/Revista QUEM)

Velório

O velório de Paulo Goulart foi realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens ao ator, que também recebeu o carinho do público.

Os filhos de Paulo Goulart falaram bastante emocionados com a imprensa. Em declaração, Beth Goulart se derreteu em elogios ao pai. "Ele era um símbolo de amor, um homem dedicado à família, à mulher, ao trabalho, aos filhos, dedicado ao próximo e ao país. Tinha um sentido de dedicação ao Brasil, de consciência social. Queria ajudar a sociedade por meio de seu trabalho na arte. Foi um homem de uma dignidade imensa", disse Beth. "Deixou um legado de bons princípios, de ética e de moral. Ele foi o melhor exemplo de homem que pudemos ter tido em nossas vidas."

Na quinta-feira, Paulo Filho fez aniversário. Beth Goulart comentou sobre a triste coincidência. "Ele esperou exatamente esse dia - e escolheu também uma data especial, o aniversário do meu irmão, que é hoje. Aproveitou um nascimento para outro renascimento. O nascimento agora para a vida espiritual que é o que acreditamos ser eterno. Estaremos sempre juntos nesse momento. Agradecemos todos os amigos e também desconhecidos, que de certa maneira estão conosco em algum momento. Sabemos que todos tem um carinho imenso por ele e todos nós, como família que somos", desabafou.

Fotos: Ricardo Cardoso/Revista QUEM

"Nós teremos momentos juntos eternamente"

Nicette Bruno reuniu forças para falar com a imprensa, na madrugada de sexta-feira (14). "Não acho que este seja o último momento. Nós teremos momentos juntos eternamente", disse ela. "Eu acho que tudo que ele procurou transmitir para mim, nesses 60 anos de convivência, foi o amor, a alegria, a coragem de enfrentar os desafios da vida", completou.

A atriz, que segue a doutrina espírita, assim como o ator, falou sobre a vida após a morte. "E como eu acho que a vida não começa no berço e nem termina no túmulo, então eu acho que estamos e vamos continuar com essa mesma força. Mas eu sinto muita saudade da convivência terrena e tenho muito amor."

Companheira de Goulart por seis décadas, tanto na vida pessoal como profissional, Nicette falou sobre o relacionamento e como os dois fizeram para dar tão certo por tanto tempo. "Era uma parceria. O nosso convívio sempre foi de união, de torcida mútua, de respeito às individualidades, de amor à profissão, de amor às criaturas, de amor à nossa família. Então, isso fez com que todo esse período, esse ciclo, fosse fortalecido pelo sentimento mais amplo que existe, que é o amor."

Nicette ainda agradeceu aos fãs, que enviaram e continuam enviando mensagens de apoio para toda a família. "Dedico a todos e agradeço a todas as demonstrações de carinho, de desejo de força, porque a vida só vale a pena sendo assim, com união acima de tudo", finalizou ela.

Atualmente, a atriz está na novela das 6h da TV Globo, Joia Rara. Ela vive a personagem Santinha na trama.

Carreira

Paulo Goulart começou a carreira no Teatro de Alumínio, sob a direção de Abelardo Figueiredo. Sua estreia na televisão aconteceu ao lado de Mazzaropi no papel de Boca Mole, na TV Tupi. Já no casting da extinta Excelsior participou de novelas como As Minas de Prata, A Muralha e Vidas em Conflito.

Em 1954 se casou com Nicette Bruno, com quem teve três filhos: Bárbara, Beth e Paulo - todos atores, assim como os pais. Além de ter atuado em inúmeras produções da TV Globo, participou de mais de 25 filmes, sendo o último deles o clássico O Tempo e o Vento, de 2012, dirigido por Jayme Monjardim. Como escritor lançou livros como 7 Vidas, Grandes pratos e pequenas histórias de amor e Vôo da Borboleta. Seu último trabalho na televisão foi na novela Morde & Assopra, de 2011.

Em sua última entrevista a QUEM, o ator havia se mostrado otimista na luta contra a doença. "Perdi 10 quilos, mas na verdade até gostei. Estava precisando. A medicação atrapalha o apetite", contou. "O trabalho não mata, o que mata é raiva. A minha intenção é não parar. Tenho algumas limitações, mas as manifestações de carinho que tenho recebido são muito bonitas. Estamos todos bem.�€

Nicette Bruno chora no enterro do marido (Foto:Foto Rio News)

Sepultamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (Foto: Foto Rio News)

Paulo Goulart e Nicette Bruno (Foto: Roberto Filho/AgNews)

Fonte: Revista Quem
Mais sobre: