Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escritores disputam três vagas na Academia Piauiense de Letras

Para concorrer às vagas, segundo o regimento da APL, os candidatos inscritos deveriam preencher alguns requisitos como ser piauiense ou morar no Estado há mais de 10 anos e ter ao menos um livro publicado.

09/11/2018 09:14

A Academia Piauiense de Letras no próximo dia 01 de dezembro irá eleger, através de uma eleição direta, os novos imortais que devem ocupar as suas três cadeiras em aberto. Depois de abertas as inscrições, 13 escritores estão aptos a concorrerem ao pleito. Os eleitos ocuparão as cadeiras 18, 24 e 32 que pertenciam a Paulo de Tarso Mello e Freitas, Herculano Moraes da Silva Filho e Raimundo Nonato Monteiro de Santana. 

"Nos últimos meses, a Academia sofreu com as perdas do desembargador Paulo Freitas, do nosso querido Herculano Moraes e do estimado professor Raimundo Santana. Então, resolvemos unificar as eleições, promovendo todas em uma mesma data", explica o presidente da instituição Nelson Nery Costa.

Para concorrer às vagas, segundo o regimento da APL, os candidatos inscritos deveriam preencher alguns requisitos como ser piauiense ou morar no Estado há mais de 10 anos e ter ao menos um livro publicado. Além disso, no ato da inscrição, cada um dos interessados teve a oportunidade de escolher para qual cadeira concorrerá durante o pleito.

O presidente da instituição Nelson Nery explica que as eleições foram unificadas. Foto: O DIA

Os 37 imortais da Academia Piauiense de Letras estão aptos a votar. Cada um deve escolher três nomes, um para cada cadeira. Pelo regimento, a votação poderá ser feita presencialmente (para aqueles que residem no Piauí) ou o voto pode ser enviado em envelope lacrado pelos Correios (para os imortais que moram em outros estados).

Para a Cadeira 18 concorrem José Itamar Abreu Costa e José Gregório da Silva Júnior. Para a Cadeira 24 disputam a vaga Enéas do Rego Barros, Eduardo Lins Cavalcante, Gregório de Moraes, José Maria de Carvalho, Kernard Kruel Fagundes dos Santos, Maria Gomes Figueiredo dos Reis, Moisés Angelo de Moura Reis, Plínio da Silva Macêdo. Já para a Cadeira 32 estão na disputa Edgar Pereira, Felipe Mendes de Oliveira, Francisco Teotônio da Luz Neto.

A comissão eleitoral é presidida pelo professor Fonseca Neto, tendo como membros Magno Pires, Reginaldo Miranda, Elmar Carvalho e Dilson Lages. Juntos, eles irão comandar todo o processo eleitoral. Os votos, tanto os presenciais como os enviados, serão depositados numa urna. Ao final do horário estabelecido, a comissão abrirá a urna e fará a contagem dos votos referentes a cada uma das cadeiras. O resultado é dada ao final da apuração.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: