Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Betty Faria volta à TV em novela das 21h e fala sobre a velhice

Foi libertador, diz a atriz de 76 anos, sobre assumir os fios brancos.

28/05/2017 10:21

No ar na reprise de "Tieta", no canal Viva, Betty Faria, intérprete da protagonista da novela, lembra com carinho da trama:

- Foi um momento feliz em minha vida profissional. Sinto muito orgulho de ter participado de uma obra tão linda. Assisto em estado de total encantamento e saudade. Sinto falta de Paulo Ubiratan (diretor da novela) e de colegas maravilhosos que já não estão mais entre nós. Me emociono muito com tantas lembranças bonitas.

Betty Faria no lançamento de 'A força do querer' (Foto: Globo / Estevam Avellar)

A atriz conta que se surpreendeu com a resposta do público:

- Nunca imaginei viver isso com uma reprise. Tanta gente assistindo com prazer e alegria. É lindo. Uso Twitter e recebo muitas mensagens carinhosas por lá.

Quase 30 anos depois de sua exibição original, em 1989, Betty considera que a história, que retrata uma cidade conservadora, ainda é contemporânea:

- É uma história atual, que mostra com humor a miséria humana. Obra de arte não envelhece, né? Aguinaldo Silva foi muito feliz. E não posso deixar de falar de Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, que fizeram uma colaboração primorosa.

Betty, que recentemente assumiu o uso de maconha em entrevista a Pedro Bial, acha que a sociedade vem lidando melhor com temas considerados tabus:

- Assuntos tratados com preconceito e rejeição vão vagarosamente sendo tratados com mais liberdade. Só o tempo muda isso. Vai devagar, mas vai.

Além da reprise de "Tieta", em breve a atriz entrará na novela "A força do querer", de Gloria Perez. Embora não possa revelar detalhes sobre a sua personagem, Elvira, a atriz diz estar satisfeita com o trabalho:

- Tenho grande admiração por Gloria, além de carinho e confiança. Já fiz algumas novelas dela, sempre com personagens muito interessantes. 

Na trama, Betty, que está com 76 anos, assumiu os cabelos brancos e aparecerá assim na trama das 21h:

- Foi libertador, além de ser o normal na minha idade. Se algum personagem exigir que eu pinte, tudo bem. Mas, no meu dia a dia, estou bem feliz com minha fase grisalha.

Betty Faria em 'Tieta' (Foto: Reprodução)

Sobre envelhecer, a atriz considera um processo inevitável.

- Gosto muito de um frase budista: 'Dos quatro sofrimentos da vida, ninguém escapa. São nascimento, velhice, doença e morte'. E ninguém escapa mesmo - brinca. 

Ela ressalta que ainda não pensa em aposentadoria:

- Adoro trabalhar. Espero continuar com saúde para exercer minha profissão, que me dá tanto prazer. Existem muitos personagens ainda para serem feitos, muitas senhoras e velhinhas que vou adorar viver.

A atriz garante que, mesmo depois de mais de 50 anos de carreira, não se incomoda com a fama:

- O lado negativo fica pequeno ao pensar no carinho e amor que recebo das pessoas.

Fonte: O Globo
Mais sobre: