Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O hino nacional e a educação do Brasil

Todos da minha sala sabíamos a letra na ponta da língua e respeitávamos fielmente quando ouvíamos a referida canção patriota.

01/03/2019 06:04

Quando da minha infância e nos primeiros anos do colégio, todos os dias, antes do inicio da aula, rezávamos e cantávamos o hino nacional brasileiro. Todos da minha sala sabíamos a letra na ponta da língua e respeitávamos fielmente quando ouvíamos a referida canção patriota.

O relato acima apenas demonstra que a execução do hino nacional, há alguns anos atrás, nas escolas nunca gerou qualquer tipo de repercussão (positiva ou negativa) junto aos alunos, pais ou professores, sempre foi visto como algo natural.

Há poucos dias, o Ministro da educação enviou cartas a todas as escolas brasileiras reportando a obrigação da execução do hino nacional nos colégios e que o aludido ato fosse filmado e isto gerou um verdadeiro reboliço negativo ao gestor em destaque, obrigando-o, inclusive, a se desculpar e refazer a carta.

Esta repercussão, seria mesmo para tanto? O que tem de errado em cantar o hino nacional todos os dias? Seria incorreto ensinar aos alunos a importância dos símbolos nacionais e valoriza-los?! Precisamos fazer alguns esclarecimentos quanto ao teor da carta, antes de nos aprofundarmos neste tema.

Primeiro, a utilização do slogan eleitoral “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!” utilizado na carta, de certo, fere o principio da impessoalidade da gestão pública, uma vez que todos nós sabemos que isto remete a figura do atual presidente. Segundo, solicitar que seja filmado pelos responsáveis da escola a execução do hino, é no mínimo desagradável, estamos falando de unidades escolares, onde a maioria dos alunos são menores de idade e isto, sem a devida autorização dos pais, feriria o estabelecido pelo Estatuto da Criança e Adolescente. Então nobre ministro, a retirada destes dois pontos na segunda carta foi providencial e assertiva!

Superados estes dois temas, passemos ao ponto principal, a execução do hino nacional! É um símbolo nacional e que deve ser respeitado por todos, o brasileiro e o estrangeiro! Mas para que se tenha respeito, precisamos conhecê-lo e entendê-lo.

Os símbolos nacionais como bandeira, hino e brasão é uma verdadeira aula de história que remete aos nossos ancestrais e explica o nosso presente. É imprescindível, que desde criança, se conheça a pátria e o que cerca a mesma, somente assim poderemos ter cidadãos brasileiros que conheçam o passado de sua nação e tenha orgulho de seu país. A execução do hino, envolve a letra, a bandeira, o brasão e a história do nosso país, a criança e o jovem irão entender que aquilo não é só um símbolo, mas uma marca histórica que representa um passado importante e que não deve ser esquecido.

Ser patriota não é apenas cantar o hino, mas entender o porque dos símbolos nacionais, para isto a escola é o melhor lugar para se enaltecer esta prática e não há problemas em disseminar isto.

Além disso, é importante registrar que a execução do hino nacional nas escolas está prevista em lei. O texto está na lei 5.700 de 1971, sobre a apresentação de símbolos nacionais:

Art. 39. É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.

Em 2009, um parágrafo foi acrescentado ao artigo:

Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.

Portanto, a execução do Hino Nacional uma vez por semana, além de ser importante para o aprendizado dos alunos, é legal para escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio (a nomenclatura "1º e 2 graus" não é mais utilizada na educação no Brasil).

O que deve se sublinhar é que a atual gestão não deve confundir governo com pátria, são institutos distintos e, por isto, a repercussão negativa do teor da referida carta. Quanto a execução e aprendizado do hino nacional nas escolas, não se vislumbra qualquer empecilho ou malgrado, notando-se aí uma mudança importante e interessante. Um bom começo e que deve ser reforçado. Conhecimento e disciplina nunca é demais!

Mais sobre: