Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TIPOS DE PISADA

Conheça seu tipo de pisada e qual o tênis mais adequado para você

05/07/2013 08:16

     Antes de começar um programa de corrida é importante saber qual seu tipo de pisada e qual o tênis mais indicado para ela. Existem três tipos de pisada: Pronada, Neutra e Supinada. Mas boa parte da população não sabe qual é a sua. Dores na coluna, nas pernas, pés e panturrilha, podem ser geradas por um calçado errado. Atualmente algumas lojas já têm profissionais treinados que auxiliam o cliente a escolher o tênis mais adequado para sua corrida.

     Um teste muito simples pode ajudá-lo a identificar qual seu tipo de pisada. Para tal, é necessário apenas uma folha de jornal e água. Coloque o a folha de jornal em uma superfície plana e siga os passos:

1.  Molhe a sola do seu pé direito;

2.  Dê um passo lento sobre a folha de jornal, pisando com o calcanhar primeiro em seguida os dedos do pé;

3.  Faça o contorno da pisada com uma caneta e compare com a tabela acima.

     Para quem tem a pisada do tipo supinador, a prioridade é para os tênis com amortecimento. Já o tipo pronador ocorre exatamente o contrário. Assim como existe o tipo de tênis para cada pisada, também há o solado certo, então fica a dica:

 ·  Solado curvo: geralmente presente em modelos de competição, com curvatura bem definida por todo o solado. Ideal para quem tem a pisada do tipo supinador.

 ·  Solado semi-curvo: não há uma curvatura bem definida, ela é mais acentuada na frente, garantindo mais estabilidade e flexibilidade. Ideal para quem tem o tipo de pisada neutro ou supinador.

 ·  Solado semi-plano: a curvatura é bem leve por todo o solado, de pouco estabilidade, porém alta estabilidade. Ideal para quem possui o tipo de pisada pronador moderado.

 ·  Solado plano: com pouca ou nenhuma curvatura, que garante a estabilidade do corredor. Perfeito para quem possui o tipo de pisada pronador acentuado.

     Agora que você já tem o calçado correto, procure um profissional de Educação Física e bom treino.

Mais sobre: