Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sabor de sopas: Confira algumas receitas deliciosas na coluna Sabor do Dia

Coluna assinada pela Chef Larissa Batista

25/01/2021 10:18



Chef Larissa Batista


Sabor de sopas

Apreciar uma boa sopa proporciona uma maior ingestão de fibras, vitamina A, magnésio, ferro e potássio. Isso porque as sopas têm mais porções de vegetais (notavelmente mais verduras escuras e legumes). Então, aproveite o momento e prepare aquela sopinha que alimenta o corpo e revigora a alma.


Sopa verde



Ingredientes

1 colher de sopa de azeite

2 cebolas grandes, picadas

8 xícaras de caldo de vegetais

½ xícara de arroz cru

4 dentes de alho picados

450g de couve fresca, picada

340g de espinafre fresco, picado

60g de queijo de cabra esfarelado

1 colher de sopa de suco de limão

sal e pimenta preta moída a gosto

Modo de fazer

Aqueça o azeite em uma frigideira pequena em fogo médio-alto. Cozinhe e mexa as cebolas no óleo quente até ficarem translúcidas, cerca de 5 minutos. Reduza o fogo e continue cozinhando e mexendo até que a cebola esteja bem macia e marrom escuro, cerca de 30 minutos mais.

Despeje o caldo de legumes em uma panela e leve ao fogo médio. Adicione o arroz e o alho picado; junte a couve e o espinafre, acrescentando mais caldo, se necessário. Adicione as cebolas à panela. Deixe as verduras reduzirem e o arroz cozinhe totalmente, por cerca de 45 minutos.

Use um liquidificador para misturar até a consistência desejada. Adicione o queijo de cabra e use o liquidificador novamente para criar uma textura cremosa. Junte o suco de limão, o sal e a pimenta.




Sopa de cebola


Ingredientes

½ xícara de manteiga

8 cebolas em rodelas

2 dentes de alho esmagados

½ colher de chá de sal ou a gosto

½ colher de chá de pimenta-do-reino moída ou a gosto

1 colher de chá de tomilho seco

1 xícara de vinho tinto

1 colher de sopa de xerez

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 quartos de caldo de carne

1 baguete, cortada em fatias grossas 

azeite de oliva qb

6 fatias de queijo suíço

6 fatias de queijo provolone

Modo de fazer

Derreta a manteiga em uma panela grande de sopa em fogo médio. Cozinhe e mexa as cebolas, o alho, o sal, a pimenta-do-reino e o tomilho até que estejam macias e douradas, cerca de 30 minutos. Despeje em vinho tinto e xerez; leve para ferver. Reduza o fogo e cozinhe até não sentir mais o cheiro de álcool cozinhando, cerca de mais 15 minutos.

Polvilhe a mistura de cebola com farinha e mexa até revestir; cozinhe por 10 minutos. Despeje o caldo, mexa para misturar com a farinha e cozinhe até engrossar ligeiramente, cerca de 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 175 graus C enquanto a sopa está fervendo. Disponha as fatias de pão em uma assadeira e regue com azeite.

Torre as fatias de baguete no forno pré-aquecido até dourar, 12 a 14 minutos, virando o pão na metade do cozimento. Retire a torrada e reserve.

Coloque uma grelha do forno a cerca de 20 centímetros da fonte de calor, mantenha o forno ligado. Coloque a sopa em 6 potes refratários, enchendo-os cerca de 3/4. Coloque 1 ou 2 fatias de pão nas tigelas e cubra cada uma com uma fatia de queijo suíço e uma fatia de provolone. Coloque cuidadosamente os potes cheios em uma assadeira resistente.

Grelhe a sopa até que o queijo esteja dourado e borbulhando, 3 a 4 minutos.

Mais sobre: