Sabor do Dia

Sabor de sobremesas, Confira receitas doces e geladas na Coluna Sabor do dia

Se você adora chocolates, sorvetes e outras sobremesas, mas se sente culpado pela simples confissão dos desejos, alegre-se: comer sobremesa não significa que você tem pouco ou nenhum autocontrole.

30/01/2021 00:35h

Compartilhar no



Chef Larissa Batista


Sabor de sobremesa

Se você adora chocolates, sorvetes e outras sobremesas, mas se sente culpado pela simples confissão dos desejos, alegre-se: comer sobremesa não significa que você tem pouco ou nenhum autocontrole. O problema é o exagero. Na medida certa, tudo pode ser saboreado sem culpa. Então, se uma boa sobremesa pode melhorar o seu humor, jogue-se nessas receitas saborosas.



Brownie com morango e sorvete


Ingredientes: 1 ovo, 1 xícara de manteiga derretida, resfriada, 1 colher de sopa de extrato de baunilha, 450g de morangos frescos fatiados, 1 xícara de açúcar, ½ xícara de cacau em pó, 1 ½ xícara de farinha de trigo, mais conforme necessário. Sorvete de baunilha ou de sua preferência. 

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 175 graus C. Unte levemente uma forma de torta de 22 cm.  Em seguida, bata o ovo, a manteiga derretida e a baunilha em uma tigela grande. Faça um purê de cerca de 1/4 de xícara dos morangos fatiados e bata na manteiga. Peneire o açúcar, o cacau em pó e a farinha para bolo. Junte a manteiga e misture até incorporar bem. Use mais farinha se necessário para finalizar com uma mistura entre uma massa de bolo e uma massa de biscoito. Despeje a massa na forma de torta preparada. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 a 40 minutos.  Montar a sobremesa numa taça larga alternando camada de brownie esfarelado, de sorvete, dos morangos fatiados restantes, finalizando com uma camada de brownie.




Sundae


Ingredientes: ¼ xícara de manteiga, 1 ¼ xícaras de açúcar mascavo ,16 marshmallows grandes, 2 colheres de sopa de mel, 1 pitada de sal, 1 xícara de leite evaporado, ¼  xícara de nozes picadas, ¼  xícara de castanha de caju, 1 colher de chá de extrato de baunilha; sorvete de sua preferência.

Modo de fazer: Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Junte o açúcar mascavo, os marshmallows, o mel e o sal. Leve para ferver em fogo baixo, mexendo sempre. Ferva por 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos. Junte o leite evaporado, as nozes, as castanhas e a baunilha; misture bem. Coloque o sorvete numa taça e finaliza com a mistura preparada.




Grand Gâteau com picolé


Ingredientes: 

Ganache - 300g de creme de leite fresco, 300g de chocolate amargo

Petit gateu - 125 g de chocolate escuro, 125 g de manteiga sem sal, 3 ovos, 3 gemas, 150g de açúcar, 200g farinha de trigo, 1 colher de sopa de extrato de baunilha.

Modo de fazer

Ganache: Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque-o em uma tigela grande de aço inoxidável. Em uma panela grande, aqueça o creme em fogo médio-alto, mexendo sempre, até que comece a ferver. Retire imediatamente do fogo e despeje sobre o chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter completamente e a mistura ficar homogênea. Reserve.

Petit gateau - Derreta o chocolate a manteiga em fogo baixo, misture até ficar homogêneo. Em uma tigela separada, misture os ovos, as gemas do ovo e o açúcar. Bata a mistura em uma batedeira até ficar firme. Acrescente aos poucos a mistura de chocolate na tigela com os ovos batidos e continue batendo até formar uma mistura uniforme. Enquanto você ainda bate a mistura (em baixa velocidade), adicione a farinha e pare a batida depois que a farinha estiver incorporada na mistura. Desligue a batedeira e acrescente a baunilha. Despeje a mistura em ramekin – ou forma apropriada para mini bolos. Pré-aqueça o forno por cerca de 15 minutos, a 180 °C.  Coloque o bolo para assar por cerca de 5 minutos. Retire do forno. Para servir, cubra o bolo com ganache quente e acrescente um picolé ao lado. Sirva enquanto estiver quente.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas