Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sabor de axé,confira deliciosas receitas da chef Larissa Batista na coluna Sabor do Dia

Uma das mais tradicionais casas de culto e cultura afro-brasileira de Teresina, o Ilê Oyá Tadê, comemora 40 anos de existência, sob o comando do babalorixá Hadilton de Iansã.

30/11/2020 11:53


Chef Larissa Batista


Sabor de axé

Uma das mais tradicionais casas de culto e cultura afro-brasileira de Teresina, o Ilê Oyá Tadê, comemora 40 anos de existência, sob o comando do babalorixá Hadilton de Iansã. As comemorações envolvem novenas, exposições, além de oficinas com temas variados, entre eles, intolerância religiosa. Na certeza de que o respeito e a tolerância à diversidade religiosa só vêm com o conhecimento, compartilhamos algumas receitas que são “recheadas” de axé.


Vatapá


Ingredientes: 1/2 kg de camarão salgado, 200ml de leite de coco, 6 xícaras de trigo, 50 ml de azeite de dendê, tomate, cebola, cheiro verde, alho, pimentão.

Modo de preparo: Remover as cabeças, as cascas e o rabo do camarão e reservar. Lavar o camarão e refogá-lo com cebola, tomate, alho, cheiro verde e pimentão.Colocar metade do azeite de dendê.Reservar.฀Bater as cabeças, o rabo e as cascas  do camarão no liquidificador com um pouco de água.Depois de coado, levar ao fogo em uma panela grande, com aproximadamente 10 litros de água.฀dicionar o trigo e mexer bem, com cuidado para não deixar embolar.Quando começar a engrossar, acrescentar o camarão refogado e mexer novamente.Adicionar o leite de coco e misturar.Acrescentar o restante do azeite de dendê e mexer por mais 10 minutos, até engrossar. 


Vatapá



Acarajé de Iansã


Ingredientes: 1kg de feijão fradinho, azeite de dendê para fritar, sal a gosto, cebola a gosto.

Modo de preparo: Quebrar o grão ligeiramente no processador. Colocar de molho em água fria de um dia para o outro. Trocar várias vezes a água. Remover as cascas do feijão e levar o grão ao processador até formar uma massa homogênea. Temperar com sal e cebola ralada, batendo bem com auxílio de uma colher de pau até surgir bolhas na massa. Formar bolinhos e fritar em frigideira com azeite-de-dendê ligeiramente quente. Deixar esfriar e servir recheado com vatapá.


Acarajé de lansã



Sarapatel para Nanã


Ingredientes: 1 kg de vísceras de bode, 2 limões, vinagre qb, 1 pimentão pequeno, coentro a gosto, 1 tomate grande maduro, 1/2 colher (sobremesa) de sal, 1/2 colher (sopa) de colorau, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola média, 1 colher de azeite.

Modo de preparo: Escaldar as vísceras com limão e vinagre, em seguida, cortar pedaços de cerca de 1 cm, temperar, refogar e cozinhar até ficarem macios, deixando ainda com um pouco de caldo. Servir quente.


Sarapatel para Nanã


 

Quindim para Oxum


Ingredientes: 10 gemas de ovos, 50 g de coco ralado, 200 ml de leite de coco, 200 g de açúcar.

Modo de preparoDepositar as dez gemas numa tigela e acrescentar o açúcar, o leite de coco e o coco ralado, misturando um pouco os ingredientes. Distribua a mistura nas forminhas e leve ao forno preaquecido a 110°C por aproximadamente 50 minutos.


Quindim para Oxum



Bolo de Tapioca


Ingredientes: 500 g de farinha de tapioca flocada, 100g de coco ralado, 200 ml de leite de coco, 500 ml de leite, 5 colheres de sopa de açúcar, 1 lata de leite condensado.

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes numa tigela grande (menos o leite condensado) e misturar. Despejar numa forma de pudim, deixar descansar por 30 minutos na geladeira. Desenformar, regar com o leite condensado e salpicar um pouco de coco ralado.


Bolo de Tapioca



Hadilton Félix dos Santos fundou, em 1º de dezembro de 1980, a casa de Culto e Cultura Afro-brasileira Ilê Oyà Tadê, reconhecida pela Lei de Utilidade Pública Municipal e localizada no bairro Itaperu, na zona Norte da capital. O babalorixá destaca que Umbanda é uma religião que acredita em um único Deus supremo, sendo, portanto monoteísta; além disso, fundamenta-se nos princípios básicos da fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Segundo Hadilton de Yansã, esta crença afro-brasileira foi fundada no início do século XX como resultado de um sincretismo religioso, isto é, uma fusão entre elementos de diversos cultos que chegaram ao Brasil, como o catolicismo, espiritismo e as religiosidades africana, indiana e indígena; tendo sido ampla e rapidamente difundida no país. 


Hadilton de Iansã

Mais sobre: