Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Receitas com arroz: Confira essas delícias da Chef Larissa Batista

O arroz tem sido um dos alimentos básicos mais consumidos em todo o mundo, sendo que tem mais valor nutricional do que o trigo, com a vantagem extra de não conter glúten.

23/11/2020 15:30


Sabor de arroz nutritivo

O arroz tem sido um dos alimentos básicos mais consumidos em todo o mundo, sendo que tem mais valor nutricional do que o trigo, com a vantagem extra de não conter glúten. As versões de arroz abrangem todos os gostos: integral, arroz parboilizado, arroz basmati ou indiano, arroz vermelho, arroz negro; pode ser classificado, de acordo com o formato do grão, como de grãos longos, médios ou curtos. Esse carboidrato é essencial para uma dieta equilibrada pois é rico em fibras; não tem colesterol nem gordura trans; dificilmente provoca alergia alimentares; é de fácil digestão; é rico em aminoácidos e, ainda, ativa o cérebro para liberar hormônios que nos deixam felizes.  Além disso, pode ser incrementado com outros ingredientes. Vale conferir.


Chef Larissa Batista



Arroz Biro biro


Ingredientes:

6 fatias de bacon, cortadas em pedaços pequenos, 1 xícara de feijão verde, ½ cebola, picada grosseiramente, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, 1 ovo batido, 3 xícaras de arroz cozido frio, 1 colher de sopa de molho de soja, 300 g de batata palha.

Modo de preparo: Coloque o bacon em uma frigideira grande e funda e cozinhe em fogo médio-alto, virando de vez em quando, até começar a dourar, cerca de 7 minutos. Escorra tudo, exceto 1 a 2 colheres de chá de gordura de bacon da frigideira. Adicione o feijão verde, a cebola e o alho; refogue até que o bacon esteja crocante e o feijão verde e a cebola amaciados, cerca de 3 minutos. 

Na sequência, disponha a mistura de bacon num lado da frigideira; aqueça o óleo de gergelim no lado vazio, cerca de 30 segundos. Despeje o ovo; cozinhe até ficar firme, cerca de 1 minuto. Mexa na mistura de bacon para combinar. Misture o arroz. Junte o molho de soja, uma colher de sopa de cada vez, até que o arroz esteja uniformemente revestido. Cozinhe até que o arroz esteja bem aquecido, 3 a 5 minutos. Acrescente a batata palha, mexendo com cuidado. Sirva como acompanhamento de grelhados.




Arroz caldoso com sururu


Ingredientes: 

200g de sururu, 150 g de carne de caranguejo, 100g de arroz, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola, 1 pimentão, 1 pimenta de cheiro, salsinha, cebolinha, brotos de coentro, sal a gosto, 100g de manjubinha, 1 banana da terra, fio de óleo, azeite de coco qb.

Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, pimentão e a pimenta em um fio de óleo; na seqüência, coloque o arroz e frite até ficar dourado; em seguida, ponha a carne de caranguejo e o sururu e adicione água quente até cobrir o arroz; mantenha em fogo baixo e deixe a mistura cozinhando até o arroz ficar macio - se secar coloque mais água quente para ficar cremoso. Ao final, acerte o sal. 

Em paralelo, frite as manjubinhas em azeite de coco; depois, sele a banana em azeite de coco.  Monte o prato utilizando manjubinhas e a banana para a decoração, bem como brotos de coentro.



Arroz de capote


Ingredientes: 

1 capote inteiro, 100g de cebola picada,  50g de pimentão  verde picado,  100 g de tomate picado,  10 g de corante,  1 maço de cheiro verde,  2 pimentas de cheiro,  80 ml de óleo,  300g de arroz,  4 dentes de alho, 1 litro de água, sal e pimenta do reino a gosto. 

Modo de preparo: tempere o capote com sal, pimenta do reino e o corante. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Após estar bem refogado, acrescente o capote e mexa bem. Coloque a água e corrija o sal.  Deixe cozinhar. Acrescente o arroz, deixando cozinhar até secar a água.  Finalize com a pimenta e o cheiro verde.



Arroz com lascas de pequi

Ingredientes:

lascas de cerca de 20 pequis maduros, 3 xícaras de arroz, 1 tomate grande cortado em cubinhos, caldo de legumes, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho, 1 e 1/2 litro de água, cheiro verde à vontade, sal a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela, colocar a água, juntamente com caldo de legumes, sal a gosto e as lascas de pequis; deixar cozinhar até as lascas ficarem macias. Em paralelo, utilizando outra panela, deve-se fritar a cebola, o alho e o arroz. Acrescentar os cubinhos de tomate e refogar novamente. Quando as lascas de pequis  quando estiveram prontas, retirá-las da água e adicioná-las uniformemente ao arroz.  Em seguida, adicionar à panela a água do pequi sobre o arroz e deixar cozinhar até secar. Servir ainda quente, decorado com cheiro verde.

Mais sobre: