Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œDevaneios autoritários" de quem luta pela "œDemocracia"

"œDevaneios autoritários" de quem luta pela "œDemocracia"

23/01/2018 08:09

“Devaneios autoritários” de quem luta pela “Democracia”

Com base no discurso de muitas lideranças do ato “Em Defesa de Lula e da Democracia”, realizado na tarde de ontem (22) na Praça da Liberdade, é possível observar que “devaneios autoritários” estão presentes nos sentimentos de muitos que integram a mobilização. Entre os mais afobados, houve discurso até de que “vamos botar para quebrar, caso Lula seja condenado”. É claro que também teve discursos muitos centrados, pacíficos, equilibrados e com bom conteúdo, como o do ex-deputado Osmar Júnior e do governador Wellington Dias, questionando tecnicamente a decisão de primeira instancia. O certo é que cabe exatamente a estes líderes mais sensatos e com maior responsabilidade,  cobrar uma postura responsável e altiva dos que integram a mobilização, principalmente levando em conta que se intitula “Em Defesa........da Democracia”.

A implantação da Avenida Aviador Rossini Morada teve sua construção retomada e contemplará a comunidade do grande Vale do Gavião com melhorias e fluidez do tráfego na região Leste da cidade. Em fase de aplicação asfáltica e trecho parcialmente executado, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Leste) garante a conclusão total da via que terá 1.180 metros e deve proporcionar economia de tempo à comunidade local. Ao todo, a obra soma investimentos já licitados no valor de R$ 1.602.616,77 através de convênio entre a Prefeitura de Teresina e a Caixa Econômica Federal.

Agora vai

O governo deve aproveitar o clima romântico com o MDB e pedir para as sabatinas aos indicados para presidirem a Agespisa e a Agrespi serem realizadas logo no primeiro dia de trabalho do Legislativo. Ano passado, em meio a problemas de relacionamento com o partido do presidente da Alepi, o MDB manobrou e inviabilizou as sabatinas ano.

Era de vidro

Acabou o amor entre o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) e o Movimento Brasil Livre (MBL). Pelo visto, Dória vai se afastando de seus principais apoiadores da eleição para Prefeitura de São Paulo. A relação dele com o governador Geraldo Alkmin, por exemplo, é apenas protocolar.

Balanço

Membros das associações que representam os Policiais Militares e Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí juntamente com o vereador R. Silva (Progressistas) apresentaram, durante assembleia realizada na última sexta-feira (19), um balanço das propostas de reajustes salariais junto ao Governo do Estado. Segundo o vereador, caso o Governo não se reúna com a categoria, já existe um pedido de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça para que ele possa mediar as reinvindicações da categoria.

Treinamento

Nesta terça-feira (23), a advocacia de Valença do Piauí receberá o Treinamento de Sistemas que orientará sobre a utilização dos sistemas: Escritório Digital, INSS Digital, Processo Judicial e Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU). A ação é promovida pela OAB-PI e Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí). A aula acontecerá das 09h às 13h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e será ministrada pelo presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB-PI, Alan Carvalho. Para acompanharem as explanações, os participantes deverão levar notebook.

Oportunidade de estágio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) torna público o edital seleção de estagiários em nível superior para as áreas de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil e Jornalismo. O processo será realizado sob a responsabilidade da Escola de Gestão e Controle (EGC), do TCE-PI. As inscrições começaram (22), e prosseguem até o dia 7 de fevereiro. 

Simples

As empresas excluídas do Simples Nacional podem pedir nova opção de adesão ao regime, no máximo, até 31 de janeiro, sendo o mesmo prazo para a regularização de seus débitos tributários. A Receita Federal alerta que não haverá prorrogação do prazo de opção pelo Simples Nacional para empresas em atividade, que vence em 31/1/2018.

Mais sobre: