Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vândalos atacam STF

Ao final, o grupo arremessou sacos plásticos com tinta vermelha contra o chão da área externa do Salão Branco, por onde os ministros entram para as sessões.

24/07/2018 19:01

Um grupo de simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou tinta vermelha em uma das entradas do Supremo Tribunal Federal, no início da tarde desta terça-feira (24). Com cartazes e aos gritos de "Lula Livre", os manifestantes fizeram uma performance em frente à sede do tribunal. Ao final, o grupo arremessou sacos plásticos com tinta vermelha contra o chão da área externa do Salão Branco, por onde os ministros entram para as sessões. Com esta atitude, os apoiadores de Lula abusaram do direito à livre manifestação, e praticaram, na realidade, um ato de vandalismo contra a mais importante Corte e maior símbolo do Poder Judiciário brasileiro.

"Eu tenho sido insistentemente, nos últimos momentos, instado, por amigos e por lideranças políticas. Instigado mesmo [para disputar o Governo do Estado]. Mas essa é uma possibilidade remota. Nós temos um grande candidato a governador, que é o deputado Luciano Nunes. Mas ela não é descartada [a possibilidade], porque lá atrás eu disse que se não tiver ninguém que se disponha, que se sinta preparado absolutamente para enfrentar - com o bom combate - essa política que está posta aí, do continuísmo, da formação do blocão, [nesse caso] nós estamos à disposição para fazer isso" - o ex-governador Wilson Martins (PSB), ao comentar a possibilidade de trocar a disputa pelo Senado pela corrida rumo ao Palácio de Karnak. 

'Possibilidade não existe'

"Havendo um consenso, nós estaremos sempre prontos para isso. Agora, contrariamente, essa possibilidade não existe, porque nós temos um grande candidato, sob todos os aspectos. O Luciano é uma pessoa madura, aos 40 anos de idade, de conhecimento, de equilíbrio emocional, de postura de estadista, pra fazer a diferença, pra fazer um grande governo" - o mesmo Wilson Martins, desdizendo o que disse antes.

Estratégia traçada

O vereador Zé Nito (MDB) comandou ontem uma reunião com suas lideranças para informar que o deputado Themístocles Filho (MDB) decidiu disputar a reeleição, e lançar o filho, Marcos Aurélio Sampaio (MDB), para disputar uma vaga na Câmara Federal. De acordo com o vereador, "não há rancor" por Themístocles ter sido preterido da vaga de vice na chapa de Wellington Dias (PT), em favor de Regina Sousa. Zé Nito faz parte do grupo político do presidente da Assembleia Legislativa, que sempre o ajudou nas disputas por uma vaga na Câmara Municipal, enfim conquistada em 2016.

A professora Odeni Silva, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), está apoiando as pré-candidaturas de Rejane Dias (PT) e Franzé Silvia (PT) a deputada federal e deputado estadual, respectivamente. Resta saber se o apoio vai gerar ou retirar votos dos petistas. Afinal, até 2017 Odeni representava os professores nas negociações por reajuste salarial, tratando justamente com as pastas comandadas por Rejane e Franzé. A aliança agora declarada pode suscitar dúvidas sobre o quanto Odeni de fato se dedicou a atender os interesses dos trabalhadores.

Mais sobre: