Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trumprizando o Brasil

Decisão proíbe entrada de venezuelanos no Brasil

06/08/2018 19:58

Por determinação do juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Federal de Roraima, está suspenso o ingresso de venezuelanos no Brasil pela fronteira com Roraima. A decisão foi tomada após a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério Público Federal terem se manifestado contrários ao Decreto Estadual 25.681, que determina maior rigor da segurança pública e das forças policiais na fronteira. A AGU informou que vai recorrer da medida. Segundo a AGU, o decreto do Governo de Roraima prejudica os venezuelanos que vieram ao Brasil, além de interferir em algo que seria de competência federal. Na petição, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, diz que o decreto assinado pela governadora Suely Campos (PP) estabelece discriminação e contraria princípios humanitários que o Brasil adota. A medida da "progressista" e a decisão do juiz federal colocam o país num abominável caminho de completa insensibilidade à dor dos irmãos que sofrem com o governo ditatorial de Nicolás Maduro. Ao proibir a entrada dos venezuelanos, o Brasil está se "trumprizando".

Deu branco! Em entrevista a uma emissora de TV nesta segunda-feira, o cantor e candidato ao Senado Frank Aguiar (PRB) não soube dizer quem serão os seus dois suplentes na eleição deste ano. Ao ser questionado, Frank disse: "Meu primeiro suplente é um indicado do PMN, e o segundo suplente é do PRB [...] A única exigência que fiz é que fossem pessoas íntegras como eu. O primeiro suplente é um jovem simples, um trabalhador, não veio pra trazer movimento e condições à campanha. Não. É um cara muito simples, um trabalhador, que ganha lá o seu salário, e que eu tenho a honra de ter como meu suplente. Que coisa linda, né?", afirmou Frank. Mas e os nomes deles, candidato?

Nova ponte sobre o Poti

Uma das obras de mobilidade urbana previstas no cronograma da Prefeitura de Teresina, a Ponte da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está em fase de conclusão do projeto executivo e deve ser licitada ainda em 2018, com previsão do início da construção para o próximo ano. É o que garante a Secretaria Municipal de Planejamento.

Percurso reduzido

A ligação entre o bairro Água Mineral e o campus Ministro Petrônio Portela, da UFPI, faz parte do corredor Norte-Leste, interligando a zona norte com a Avenida Raul Lopes e a Avenida Ulisses Marques, que encontra-se em construção atualmente.

Investimento

A previsão inicial é de que sejam investidos R$ 49 milhões na construção da ponte e seus acessos, financiados pelo programa Pro-Transporte do Ministério das Cidades.

"Graças a mim que os servidores públicos de 80% dos municípios piauienses estão recebendo seus salários em dia" - o senador Ciro Nogueira (Progressistas), gabando-se pelos recursos federais que conseguiu trazer para cidades piauienses. A declaração foi dada durante entrevista a uma emissora de TV.

Mais sobre: