Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trânsito sustentável

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

17/10/2018 09:02

Trânsito sustentável

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 3,4 milhões e R$ 3,3 milhões para dois projetos de redes de recarga de veículos elétricos. Os recursos serão provenientes do BNDES Funtec, fundo não reembolsável voltado a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação. O banco de fomento destaca que o segmento tem grande potencial de crescimento. Com três milhões de unidades em 2017, os veículos elétricos representavam apenas 0,2% da frota mundial. Nesta terça-feira (16), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos com motor que utilize combustíveis fósseis a partir do ano de 2060. De autoria do senador Telmário Mota (PTB-RR), o PLS 454/2017 segue para análise da Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde terá decisão terminativa. A proposta foi aprovada com relatório favorável do relator, Cristovam Buarque (PPS-DF), que não alterou o texto original. O projeto prevê uma mudança gradual: a partir de 2030, 90% dos veículos vendidos poderão ter tração automotora por motor a combustão. O percentual passará para 70% em 2040 e para apenas 10% em 2050. Dez anos depois, a proibição será total. A vedação, porém, não se aplica a veículos movidos exclusivamente por biocombustíveis. 

Além do publicitário Fábio Sérvio, presidente do PSL no Piauí, outras duas lideranças que estão se destacando no estado na defesa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) são o ex-deputado federal Elizeu Aguiar (PSL) e a advogada Rubenita Lessa. No último sábado (13) os três foram os anfitriões da visita do senador Magno Malta (PR) ao Piauí. O parlamentar veio a Teresina representando Bolsonaro, que segue impossibilitado de fazer longas viagens, por ainda estar se recuperando da facada que levou em ato de campanha no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG).

Cortejado

Elizeu foi o correligionário de Bolsonaro que recebeu a maior votação no Piauí - quase 80 mil sufrágios. E esse bom desempenho nas urnas chamou a atenção de outras agremiações partidárias, que já teriam, inclusive, cortejado o ex-presidente do River para ingressar em seus quadros. O Progressistas e o MDB seriam dois dos partidos que se aproximaram de Elizeu após o resultado do primeiro turno. Ele, contudo, não tem demonstrando interesse em deixar a sigla do presidenciável. 

Dia do Piauí

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI) informa que, em virtude do feriado do Dia do Piauí, este ano celebrado nesta sexta-feira (19), as lojas do Centro de Teresina, bairros e shoppings estarão fechadas.

Inovação

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) realizará no dia 22 de outubro o Workshop Disseminação do BIM (Building Information Modeling). O encontro será realizando na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), e contará com a participação do arquiteto Rogério Suzuki, que é coordenador da Academia BIM do Sinduscon-SP e consultor BIM da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Durante o evento, será apresentado um software que ajuda a otimizar o tempo nas obras e evita erros em projetos na construção civil.

O Progressistas comemora o aumento no número de mulheres nas Casas Legislativas. São duas senadoras, cinco deputadas federais (entre elas as piauienses Iracema Portella e Margarete Coelho) e dez deputadas estaduais (entre elas Lucy Soares, no Piauí). 

Mais sobre: