Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Soluções para a seca

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

24/01/2019 09:03

Soluções para a seca

O senador Elmano Férrer (Podemos) esteve em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta quarta-feira (23), para pedir atenção especial do Governo Federal para o problema do abastecimento de água nos municípios do semiárido piauiense. O parlamentar destacou a necessidade de se encontrar uma solução para a dependência dos carros-pipa. Elmano listou as barragens e adutoras que estão com obras paralisadas e tratou sobre o projeto da "Adutora do Sertão". No encontro com o ministro, o senador ressaltou a importância de obras que tragam soluções efetivas para o problema da seca e estiagem. “Acredito que o desenvolvimento regional e a segurança hídrica devem ser áreas prioritárias do Governo, e espero que o estado do Piauí seja contemplado com obras estruturantes para a resolução de problemas históricos. No nosso estado temos cidades inteiras abastecidas por carros-pipa”, alertou o senador do Piauí. O ministro Gustavo Canuto falou sobre os projetos da sua pasta em municípios do Nordeste, como a instalação de poços subterrâneos e a dessalinização. Disse ainda que o senador Elmano Férrer será um parceiro nas obras estruturantes que serão implementadas na região. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) será responsável por coordenar toda a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) do Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras destinadas a ampliar o abastecimento de água no país. 

O senador Zé Santana (MDB) reuniu-se nesta terça-feira, dia 22, no Palácio do Buriti, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Na pauta, uma articulação para antecipar as eleições do diretório nacional do partido, previstas para ocorrer somente em setembro. Os dois compartilham da mesma ideia de renovar a direção do MD, e consideram possível realizar o processo eleitoral já em fevereiro. 

Apoio a Ibaneis

Zé Santana apoia, inclusive, a candidatura de Ibaneis à presidência nacional da sigla, para que se promova uma renovação em seus quadros. O senador também acredita que, com Ibaneis no comando, o MDB terá mais força para aumentar suas bancadas no Congresso, nas Assembleias e na Câmara Distrital, por meio da filiação de um número maior de parlamentares de partidos que não conseguiram atender as cláusulas de barreira no pleito de 2018.

Desistência encaminhada?

Nesta quarta-feira, uma nova foto do deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) conversando com o deputado João Madison (MDB) começou a circular nos grupos de Whatsapp de políticos e jornalistas. Mas desta vez quem também aparece no registro é o próprio presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB). Além da foto flagrante, feita sem que os parlamentares percebessem, Júlio e Themístocles também fizeram questão de posar para outro registro, abraçados. Será que a desistência de um dos lados - na disputa pela Presidência da Casa - já está mesmo encaminhada? 

MDER segue com deficiências

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) realizou, nesta quarta-feira (23), uma fiscalização na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, realizada em parceria com o Ministério Público Estadual, contando com a presença do promotor de Justiça Eny Marcos Vieira. Na vistoria, foram encontradas diversas irregularidades na maternidade, muitas delas já verificadas em fiscalizações anteriores. A equipe percorreu a Unidade de Terapia Intensiva I, a Farmácia e a reforma da Central de Esterilização de Material. Apesar de algumas melhorias, os fiscais detectaram deficiências graves, entre elas: a falta de medicamentos e insumos, e a insuficiência de bombas de infusão.

O master coach Leonardo Chaves se inspirou na metodologia de Daniel Goleman, considerado o pai da inteligência emocional, para criar o Atitude Coach - um treinamento que, segundo Leonardo, "tem o objetivo alavancar a vida de pessoas que querem alcançar metas extraordinárias, sejam elas de emagrecimento, financeiras, de relacionamento, dentre outras". O master coach fará o treinamento num hotel de Teresina nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Mais sobre: