Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Só na pressão!

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

02/10/2018 10:31

Só na pressão!

Foi preciso o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, assinar um despacho dando um ultimato aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí para que eles, enfim, finalizassem o julgamento do mandado de segurança que estava travando a conclusão do concurso para Atividade Notarial e de Registro no Piauí (o concurso dos cartórios). O bate-boca entre dois magistrados da Corte de Justiça estadual durante a sessão desta segunda-feira é "café pequeno" em comparação à injustificável morosidade com que os desembargadores apreciaram a ação referente ao imbróglio dos cartórios. Recentemente, um dos magistrados chegou a fazer galhofa ao dizer que não tinha pressa nenhuma em concluir o julgamento. Para o alívio das centenas de candidatos inscritos no certame, o CNJ interveio e moralizou o processo.

"Depois de 12 anos, você acha que esse governo merece mais quatro?", é esse o questionamento feito numa das inserções do candidato ao Governo Elmano Férrer (Podemos) no horário eleitoral gratuito. No VT, são mencionados os problemas da educação (como a greve dos professores e a precariedade das unidades de ensino), e os escândalos de corrupção descobertos pelas recentes operações realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público em órgãos do Governo do Estado.

É fake

O deputado federal Marcelo Castro (MDB) foi veemente ao responder que são falsas as notícias sobre a suposta desistência de sua candidatura ao Senado. “Minha candidatura é vitoriosa”, apressou-se a declarar. Para o parlamentar, trata-se de atitude desesperada de adversários em função do crescimento da sua campanha.

Pós em alta

O número de linhas pós-pagas no Brasil aumentou 13,5% na comparação entre agosto de 2018 e o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1°), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O país fechou o mês de agosto com 94,98 milhões de linhas ativas, um crescimento de 11,30 milhões na comparação com agosto de 2017.

Pré em queda

Os números reafirmam a tendência de crescimento das linhas pós-pagas em relação às pré-pagas, que vêm caindo, mas ainda são maioria no país. De cada 100 linhas móveis no país, 59 são pré-pagas e 41 pós-pagas.

Será hoje o lançamento da pré-campanha da advogada Geórgia Nunes à presidência da OAB-PI. Geórgia encabeça o movimento "Advocacia - Amor Pela Causa".  Ela já atuou como diretora financeira da OAB-PI, na gestão 2013/2015, foi uma das idealizadoras do movimento "Iguala OAB", que defende a igualdade de gênero nos cargos de gestão na Ordem e propõe a volta do prestígio da entidade perante a classe e a sociedade piauiense. O lançamento ocorrerá a partir das 19 horas, no Buffet Saint Germain, na Avenida Ininga.

Mais sobre: