Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde acorrentada

Esse cenário dramática, em parte, é provocado pela desvalorização dos profissionais que atuam na saúde.

13/07/2018 19:33

As diretoras do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde no Piauí tomaram uma medida extrema nesta sexta-feira, ao acorrentarem-se a cadeiras no Palácio de Karnak, em protesto contra o não pagamento do reajuste de 2,95% acordado entre o Governo e a categoria. A entidade sindical diz que vem cobrando o aumento há semanas, sem sucesso. A Secretaria de Governo teria informado que a mensagem com o percentual de reajuste já teria sido enviada para a Assembleia. Agora, resta aos profissionais aguardar. Mas até lá, vale ressaltar que o ato das sindicalistas é simbólico, e representa muito bom a situação da saúde pública no estado, que parece estar acorrentada, com ambulâncias sucateadas, unidades de saúde sem equipamentos importantes e com carência de pessoal, o que faz com que boa parte da população dos mais de 200 municípios continuem recorrendo a redes de saúde pública e privada da capital piauiense. Esse cenário dramática, em parte, é provocado pela desvalorização dos profissionais que atuam na saúde.

“Mentiram e enganaram a categoria da saúde. Disseram que a mensagem de reajuste já tinha sido assinada pelo governador e enviada para Assembleia, mas não foi. Os servidores de todo o estado já tinham sido informados do reajuste conquistado após seguidos protestos. Agora vemos esse desrespeito, por isso estamos acorrentadas aqui no Karnak e só sairemos quando tivermos uma resposta e a garantia do reajuste para os servidores da Saúde” - Edna Martins, presidente do Sindespi, uma das que se acorrentou a cadeiras na sede do Governo. 

Evangelina Rosa

A Secretaria de Saúde do Piauí afirma que, só esta semana, já transferiu aproximadamente R$ 2,2 milhões para a Maternidade Dona Evangelina (MDER), recursos que devem auxiliar no custeio da instituição, além de R$ 1 milhão para a implantação de novos equipamentos de média e alta complexidade. “Estamos trabalhando conjuntamente para melhoria dessa casa”, destacou o secretário Florentino Neto.

Os equipamentos

"Os diversos equipamentos vão contribuir de forma significativa no atendimento aos pacientes da unidade hospitalar. A aquisição de cinco focos cirúrgicos (equipamento médico que auxilia o profissional durante a realização dos procedimentos cirúrgicos), duas mesas cirúrgicas, duas autoclaves de 400 litros (aparelho que utiliza vapor de água sob pressão para esterilizar instrumentos.) e cinco camas PPP (utilizadas em pré-parto, parto e pós-parto).

Incômodo

Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) destacou a situação que os moradores do bairro Ilhotas estão enfrentando com a instalação do Albergue Casa do Caminho, que recebe pessoas em situação de rua. Segundo o parlamentar, "houve um aumento no fluxo de transeuntes e, consequentemente, da violência". Aluísio Sampaio disse que já solicitou para a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) que o projeto seja transferido para uma área "menos residencial".

O senador licenciado Elmano Férrer, pré-candidato ao Governo do Piauí, cumpriu agenda na cidade de Picos. Prestigiou a entrega de um título de cidadania na Câmara Municipal para o coronel Wagner Torres e visitou as obras de alargamento de um trecho da BR 316, entre a cidade de Picos e o povoado Gaturiano. A intervenção em mais de 3 km resultará em um novo recapeamento asfáltico e mais duas faixas no sentido Picos a Teresina. A obra é fruto da sua articulação com o Governo Federal enquanto senador.

Mais sobre: