Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prioridade da prioridade?

Prioridade da prioridade?

23/06/2017 10:09

Prioridade da prioridade?

Proposta aprovada no Senado e que segue agora para sanção presidencial prevê a distinção entre as faixas de idade a partir dos 60 anos. Segundo a proposta, a intenção é "garantir mais proteção e prioridade especial no atendimento desses “superidosos” é o objetivo do projeto aprovado pelo Senado Federal". A senadora Regina Sousa (PT-PI) foi relatora da proposta. Ela defende a distinção entre as faixas de idade. “É fácil observar que essa faixa da população aumenta a cada dia e o segmento com oitenta anos ou mais tem muito mais fragilidades que o pessoal com sessenta”, explicou. A proposta, que segue agora para sanção presidencial, assegura preferência para os mais velhinhos no atendimento de saúde e no pagamento de direitos processuais (como precatórios, por exemplo). “A ideia é que, se houver pendências na Justiça - recursos que podem melhorar a velhice das pessoas - que isso seja decidido logo”, enfatizou. Mas a senadora acredita que, na regulamentação da lei, seja possível ir ainda além e garantir, por exemplo, que eles possam passar à frente dos outros idosos, mesmo nas filas de caixa específicas para idosos. “Uma pessoa com  oitenta anos pode precisar de mais proteção que aquelas como eu, que tenho 67”,detalhou.

As oportunidades de investimentos oferecidas pela Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, foi um dos temas do 5° Encontro do subcomitê da Indústria e da Tecnologia da Informação - Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível da China e do Brasil, realizado neste dia 22 de junho na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, fez uma exposição sobre a ZPE Piauiense e suas oportunidades de investimentos. A china foi representada pelo seu vice-ministro da Indústria, Xin Guobin; representantes de comércio exterior e empresários industriais, tendo o secretário executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, como anfitrião, Thaise Dutra representando o CZPE acompanhada da equipe técnica do ministério.

CNH já

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, por meio da Diretoria de Habilitação, divulgou, nesta quinta-feira (22), o novo calendário do mutirão de exames práticos da banca 01 de direção veicular para a retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adição de categoria, para os candidatos que residem no interior do estado. O cronograma compreende os meses de julho, agosto e setembro, com capacidade para realizar até 400 provas por dia.

A banca inicia as atividades no dia 06 de julho em Parnaíba e encerra as aplicações no dia 29 de setembro, na cidade de Picos. Os testes também serão realizados em Floriano e Piripiri.

Obra emergencial

Um dos principais pontos turísticos do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, vai ganhar revitalização em todo o seu conjunto arquitetônico. Após vistoria da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado da Cultura, foi constatado o comprometimento da estrutura do prédio. O governador Wellington Dias decretou estado de emergência, com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra. O relatório e vistoria técnica apontaram danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e o entorno.  A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do espaço e o valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 8 milhões.

Arraiá 

O pátio externo do Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai virar, a partir das 17h desta sexta-feira (23), um grande arraial junino, quando será realizado o tradicional "Arraiá do Seu Getúlio". O evento, organizado pelo setor de Recursos Humanos do hospital, é voltado para colaboradores, pacientes, acompanhantes e convidados.

A animação estará garantida com o sanfoneiro Toinho do Pará e apresentação da quadrilha junina, formada por funcionários. Ao final, será servido um lanche com comidas típicas da época.

Vila Junina

O renomado sanfoneiro Waldonys é atração confirmada para a Vila Junina dos Advogados, que acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 19h, no Clube dos Advogados. Também animarão a festa as bandas Sandália de Couro e Dona Fulô, além da apresentação de quadrilhas, brincadeiras e barracas de comidas típicas. Os ingressos estão sendo entregues na sede da OAB-PI e na CAAPI.

Fonte: ODIA
Mais sobre: