Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Partiu, Israel!

Leia a coluna Roda Viva deste final de semana.

12/01/2019 16:21

Partiu, Israel!

A viagem do governador Wellington Dias a Israel exatamente nas duas últimas semanas de janeiro, logo antes da eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa, é bastante oportuna para o chefe do Executivo, que há muito tempo vem deixando claro, pelo menos em público, que não quer interferir na disputa entre Themístocles Filho (MDB) e Hélio Isaías (PP), como tanto pediram os emedebistas, e contrariando a tese do deputado Júlio Arcoverde (PP), para quem é "hipocrisia" achar que o governador não vai "se meter" na eleição. Mas, de fato, a própria postura de não se meter na disputa já é uma forma de interferência do governador. Deixando de trabalhar pelo candidato que tem o apoio do seu partido, Wellington acaba fortalecendo a candidatura a reeleição de Themístocles, que já recebeu, inclusive, a declaração de apoio da deputada Flora Izabel (PT), e ainda pode conquistar outros parlamentares petistas e progressistas. Mas ainda é cedo, e muitas reviravoltas podem ocorrer até o dia da eleição. Após as duas semanas de descanso com a família no exterior, Wellington ainda terá dois dias para sentar com deputados e manter conversas que poderão definir quem será o presidente da Alepi no próximo biênio.

No evento de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, na última quinta, chamou atenção a presença de um famoso assessor do deputado Themístocles Filho ao lado do governador Wellington Dias, enquanto ele concedia entrevista à imprensa. O assessor, que é conhecido por comparecer a praticamente todos os eventos políticos importantes que acontecem na capital, ficou colado no petista, ouvindo com atenção tudo o que ele dizia. As más línguas dão conta de que, ao final dos eventos, o assessor "onipresente" corre até Themístocles pra relatar tudo o que aconteceu e o que foi dito de mais relevante.

Cadê o exemplo, Regina?

A ex-senadora e atual vice-governadora do estado defendeu nesta sexta-feira que o Governo do Estado realize uma série de cortes para conseguir ajustar as contas públicas. Mas ela não tem dado exemplo. Esta semana foram nomeados para a Vice-Governadoria mais 5 policiais militares, além do contingente que já havia na pasta.

Menos chikungunya

O último boletim epidemiológico de 2018, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, mostra que em 2018 foram notificados 90% menos casos de chikungunya em todo o estado. No ano passado, 48 municípios notificaram 603 casos; já em 2017 foram 6.253 casos em 100 municípios. 

E a dengue?

Os dados comparativos também demonstram a queda de 65% no número de casos de dengue, sendo 1.864 casos em 99 municípios no ano passado, e 5.241 casos em 129 cidades em 2017. Segundo a Sesapi, a redução pode ser vista no gráfico da incidência de dengue no Piauí desde 2016. 

Zika

Os casos de zika vírus caíram de 86, em 2017, para 23, em 2018. E o estado segue sem casos de febre amarela.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Piauí, Edvan Pereira Duarte, promete fazer o possível para que o Legislativo da cidade auxilie o prefeito Antônio Neto a superar os desafios da gestão. Segundo o parlamentar, Lagoa do Piauí precisa avançar, sobretudo, no saneamento básico.

Mais sobre: