Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O incentivo necessário

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

12/03/2019 19:12

O incentivo necessário

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informou que pretende incentivar as exportações dos produtos produzidos pelos empresários de pequeno porte do Piauí. Nesta terça-feira (12), o assunto foi discutido entre o governador Wellington Dias (PT) e o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa. A parceria prevê que até 2022 os produtos piauienses produzidos pelas micro e pequenas empresas estejam ganhando mercado e reconhecimento também internacional. “Nós queremos fortalecer a exportação dessas empresas que representam a principal força na geração de emprego e renda para o estado”, explicou Wellington. Hoje, o estado possui 140 mil empresas, das quais 135 mil são micro e pequenas empresas (MPE) ou microempreendedores individuais (MEI). “O projeto com o Piauí é apenas o começo de uma série de parcerias que queremos firmar para ampliar a participação dos pequenos negócios com foco no mercado externo”, acrescentou João Henrique. Para o presidente do Sebrae, o fortalecimento dessas empresas deve ser feito por meio da redução dos gargalos e da capacitação dos empresários, com vistas a aumentar o valor agregado dos produtos e, consequentemente, sua competitividade. Potencial o estado e seus empreendedores têm de sobra. O que falta - até agora - é o incentivo necessário para as exportações decolarem. 

O superministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu na noite desta terça-feira o governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Fazenda Rafael Fonteles. No encontro, os três trataram sobre Previdência, investimentos, empréstimos, securitização e, ainda, sobre a dívida de centenas de milhões de reais que, segundo o governo estadual, a União tem com o Piauí, por conta da federalização da Cepisa, há mais de 20 anos. 

Nunca nem vi

O deputado Georgiano Neto (PSD) rebateu as críticas feitas pelo empresário Fábio Sérvio (Pros), que foi candidato ao Governo do Estado em 2018 pelo PSL, sigla do presidente Jair Bolsonaro. Sérvio disse que o parlamentar herdou o mandato do pai, e, portanto, não representa a nova política. Em uma entrevista, Georgiano chegou a confundir o nome do empresário, chamando-o de Fábio "Sérgio", e rebateu: "Eu não conheço pessoalmente. Apenas já vi pela imprensa. Mas neste segundo mandato nós temos buscado ter uma postura diferente. Eu, em nenhum momento, ignoro a origem política familiar que tenho. Meu pai, o deputado federal Júlio César, é um político já de sexto mandato, que tem pautado a sua vida na defesa dos interesses do Piauí e do Brasil [...] E a renovação que o Kassab [Gilberto, presidente nacional do PSD] fala é na maneira de trabalhar, de respeitar as pessoas, de valorizar os piauienses, de respeitar os aliados, reconhecer a importância de cada um e, acima de tudo, mostrar resultados".

Visita de cortesia

O ex-deputado Dr. Pessoa fez nesta terça-feira uma visita de cortesia ao deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. O vereador Jeová Alencar (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, também participou do encontro. Pessoa é um dos nomes que desponta entre os mais fortes para disputar a Prefeitura da capital em 2020, e, certamente, este deve ter sido um dos assuntos tratados pelo trio. 

Nova greve?

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (Senatepi) vai realizar uma assembleia geral no dia 18 de março, próxima segunda-feira. Será às 13h30, no auditório do Coren-PI, na Avenida Magalhães Filho, n° 655. Na pauta de deliberações estão o reajuste linear da categoria, promoções e progressões, assédio moral e deliberação sobre uma possível greve da categoria.

O deputado federal Júlio César (PSD) é um dos políticos piauienses que deve ter mais influência junto ao Governo Federal nos próximos anos. Nesta terça-feira (12), ele foi um dos convidados a participar do almoço oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai. Na ocasião, o parlamentar aproveitou para cobrar do presidente uma reunião de sua equipe econômica com a bancada de parlamentares do Nordeste. "Eu aproveitei esse almoço para lembrar o presidente dessa reunião com a bancada. Ele disse que vai falar com o ministro da Economia [Paulo Guedes], e é provável que o encontro aconteça logo após a Semana Santa", informou Júlio à coluna Roda Viva.

Mais sobre: