Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O alerta necessário

O pedido de investigação atende a uma demanda apresentada por representantes da indústria alimentícia.

21/05/2018 19:20

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu a abertura de uma investigação para apurar se houve vazamento, para a imprensa, de um relatório técnico da agência que recomenda "alertas" contra açúcar, sódio e gordura no rótulo dos alimentos. O pedido de investigação atende a uma demanda apresentada por representantes da indústria alimentícia, que encaminharam uma carta à Anvisa questionando como a reportagem do jornal 'Folha de São Paulo' teve acesso ao documento. A agência tem discutido um novo modelo de rotulagem de alimentos para o país, mas há um acirrado embate entre a indústria alimentícia e entidades de defesa do consumidor sobre o padrão a ser adotado. As empresas do setor defendem o modelo dos chamados "semáforos nutricionais", em que a cor vermelha indica alta concentração de uma determinada substância nociva, o amarelo, concentração intermediária, e o verde, baixa concentração. Já as entidades que defendem o consumidor querem a aprovação de um modelo que enfatize o "alto teor" das substâncias nocivas, de maneira a alertar com mais ênfase as pessoas. A discussão é delicada, pois envolve um dos ramos mais lucrativos e que geram uma grande quantidade de empregos no país. Porém, há que se destacar que o incômodo da indústria alimentícia com o vazamento do relatório é um indício de que, para algumas empresas do setor, a falta de transparência pode ser o melhor caminho para aumentar a lucro, embora não seja o melhor caminho para garantir mais alimentos saudáveis nas prateleiras dos supermercados.

O jornalista Telsírio Alencar, pré-candidato ao Senado pelo Solidariedade, afirmou que os rumos do partido no Piauí devem ser definidos no final desta semana, durante a visita do ex-ministro Aldo Rebelo, pré-candidato à Presidência da República pelo partido. Telsírio afirma que o SD tem conversado siglas pequenas, com vistas à formação da chapa. O diálogo também prossegue com o senador Elmano Férrer, do Podemos, e o único obstáculo para uma coalizão entre as duas legendas é o fato de que ambas possuem nomes para a Presidência. No caso do Podemos, o senador Álvaro Dias é o pré-candidato. Telsírio, porém, ressalta que mesmo com essa divergência é possível sim haver uma aliança entre os dois partidos no Piauí, tendo em vista que a regra da verticalização já não existe há mais de dez anos.

Manifesto

O Idec e outras dez entidades lançaram nesta segunda-feira um manifesto pedindo que a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal rejeite a indicação de Rogério Scarabel, cuja sabatina está marcada para ocorrer às 9h de quarta-feira, para o cargo de diretor na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As entidades pedem ainda a substituição de outro indicado, Davidson Tolentino de Almeida, por envolvimento em suposto esquema de corrupção e por não apresentar expertise necessária ao exercício do cargo.

Conflito de interesses

No manifesto enviado aos senadores, as 11 entidades apontam que Scarabel atuou como advogado de empresas do setor que deverá fiscalizar, o que denota potencial conflito de interesse em sua atuação.

Olha o golpe

Um nova modalidade de golpe utilizando o nome da Receita Federal está lesando pessoas que tomam empréstimo em instituições financeiras. De acordo com o órgão, uma notificação postal, enviada pelos Correios, exige do contribuinte o pagamento de taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo junto a uma financeira qualquer. 

Olha o golpe 2

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspondência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada. A Receita alerta que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. 

O líder do Governo na Assembleia, Francisco Limma, tem percorrido todo o Piauí para compartilhar com o povo a luta em prol da defesa de Lula e da democracia. Segundo o deputado, as atividades da Caravana Lula Livre têm recebido ampla aceitação popular nas quase 80 cidades visitadas. A meta é marcar presença nos 224 municípios piauienses, de acordo com Limma.

Mais sobre: