Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Multas pra educar ou faturar?

A Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí pediu providências à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

25/07/2018 19:33

A Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí pediu providências à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para que sejam suspensas autuações de trânsito onde a sinalização ao longo das vias não está clara, a exemplo das faixas exclusivas de ônibus na Avenida Frei Serafim. O pedido foi formalizado por meio de um ofício, expedido na terça-feira (24). A maior parte das denúncias é sobre a aplicação de multas na principal via da cidade, próximo aos cruzamentos com as ruas Governador Tibério Nunes, Mato Grosso, Governador Artur de Vasconcelos, e com as avenidas Pinel e Miguel Rosa.

De acordo com as denúncias recebidas pela OAB-PI, os veículos estão sendo autuados sob a justificativa de trafegar na faixa exclusiva para ônibus. Entretanto, em algumas áreas a faixa exclusiva para ônibus não está devidamente sinalizada como prescreve o Manual de Sinalização Vertical de Indicação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, para fazer a conversão à direita os automóveis precisam, obrigatoriamente, trafegar por alguns trechos na pista reservada aos ônibus, e as multas estariam sendo aplicadas até nessas situações - de forma indevida.

De olho nos emergentes

Logo após o senador Elmano Férrer (Podemos) avisar que desistiu da candidatura ao Governo do Estado, o ex-pré-candidato ao Senado, e agora pré-candidato ao Governo Dr. Pessoa (SD) disse que está aberto ao diálogo com o senador. Um sinal de que Pessoa está disposto a reunir os partidos emergentes em torno do seu nome na corrida pelo Palácio de Karnak. 

Coesão prejudicada

Mas Dr. Pessoa corre o risco de não obter êxito nessa busca de apoio. Isso porque as duas reviravoltas ocorridas esta semana na disputa pelo Governo (entrada de Pessoa e saída de Elmano) acabaram prejudicando a coesão do grupo. Sérgio Bandeira, vice-presidente do Podemos, afirma que o grupo "estava reunido em torno de Elmano, não do Dr. Pessoa".

As opções

Agora, os emergentes têm dois caminhos possíveis: ou seguem unidos apoiando um candidato ao Governo, que pode ser qualquer um da oposição, ou formam apenas uma coligação proporcional e na disputa majoritária cada partido apoia o candidato que quiser. A única regra é: qualquer um menos Wellington Dias (PT).

O deputado Flávio Nogueira Júnior confirmou que a convenção do PDT no Piauí acontecerá no dia 3 de agosto, e, segundo ele, será uma oportunidade para divulgar a pré-candidatura do ex-governador Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. Por sinal, o diretório estadual está em sintonia com o nacional em termos de aliança. No Piauí vai apoiar a reeleição de Wellington Dias (PT), e no âmbito nacional, embora cada partido pretenda lançar seu próprio candidato à Presidência, no segundo turno PT e PDT devem seguir unidos, caso um dos dois passe - ou mesmo para apoiar outro nome com que tenham mais afinidade ideológica, como o da ex-senadora Marina Silva (Rede), que aparece em segundo nas pesquisas, atrás apenas do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).

Mais sobre: