Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPF pede condenação de Lula

Leia a coluna Esplanada desta sexta-feira.

05/10/2018 10:34

MPF pede condenação de Lula

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta quinta-feira (4) um documento reforçando o pedido de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caso envolvendo um terreno onde seria construído uma sede do Instituto Lula e o suposto recebimento de propina na forma de um imóvel em São Bernardo do Campo (SP). Na denúncia, apresentada em 2016, os procuradores apuraram se teria havido irregularidades na compra de um terreno para a construção de uma sede do Instituto Lula. Eles alegam que o ex-presidente teria recebido, de forma ilícita, um imóvel ao lado do apartamento que o ex-presidente tem em São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

Em 2017, cada juiz brasileiro julgou, em média, 1.819 processos. Isso é equivalente a 7,2 casos por dia útil (sem descontar períodos de férias e recessos). Esse é o maior índice de produtividade da série histórica apurado pelo relatório Justiça em Números 2018, realizada desde 2009 pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça. Os índices de Produtividade dos Magistrados (IPM) e dos Servidores (IPS-Jud) são calculados pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados e servidores que atuaram durante o ano na jurisdição. O  IPM e o IPS-Jud de 2007 variaram positivamente no último ano em 3,3% e 7,1%, respectivamente, em relação a 2006.

Internet

Segundo relatório desenvolvido pelo Statista, empresa alemã de pesquisas globais, o número de pessoas que acessam a internet no Brasil deve crescer aproximadamente 20% até 2022, totalizando 134,91 milhões de internautas, em comparação com os números de 2015, quando havia 112,13 milhões de usuários.

Internet 2

Do ponto de vista internacional, o país está em 4° lugar no ranking do número de usuários da internet, realizado pela mesma empresa no final de 2017. Com relação às nações da América Latina, o Brasil lidera o ranking do número de internautas. Seguido por México (76 milhões), Argentina (34,79 milhões) e, Colômbia (28,48 milhões).

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogado do Brasil aprovou a proposição que extingue a chamada cláusula de barreira e redução do período de profissão necessário para exercício de cargo eletivo no sistema OAB. Um dos advogados que defenderam a mudança foi o conselheiro federal Chico Couto, e, a partir de agora, os jovens advogados poderão concorrer a cargos eletivos na Ordem. 

Mais sobre: