Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Migração presidencial

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

10/10/2018 19:35

Migração presidencial

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira mostrou que a maioria dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) votarão em Fernando Haddad (PT) no segundo turno, enquanto mais da metade dos que votaram em Geraldo Alckmin (PSDB) pretendem seguir Jair Bolsonaro (PSL). É uma tendência que já era esperada, tendo em vista que o presidenciável Ciro Gomes possui uma ideologia partidária mais afinada à do PT, enquanto o PSDB, por seu turno, é o partido que, até as eleições de 2014, protagonizou a polarização com o PT em nível nacional, iniciada ainda na década de 1990. Como o ex-governador cearense obteve uma votação quase três vezes superior à do ex-governador de São Paulo, era natural que Haddad crescesse mais do que Bolsonaro nas primeiras pesquisas de intenções de votos realizadas no segundo turno, o que de fato ocorreu. No entanto, a vantagem de Jair ainda é exponencial, e o ex-ministro da Educação precisará suar a camisa para reverter esse cenário, sobretudo porque boa parte dos presidenciáveis que vieram logo atrás de Alckmin e Ciro defenderam ideias mais à direita, ou seja, mais próximas de Bolsonaro do que de Haddad. É o caso de João Amoêdo (Novo), cabo Daciolo (Patriota) e Henrique Meirelles (MDB), que ficaram na quinta, sexta e sétima posições, somando, juntos, mais de 5 milhões de votos. Marina, que foi a oitava, obteve pouco mais de um milhão de sufrágios, e a tendência é que seus eleitores migrem, preponderantemente, para o candidato petista, embora muitos marineiros também estejam propensos a votar em Jair. Em nono, com quase 900 mil votos, Álvaro Dias (Podemos) foi outro candidato que apresentou um discurso anti-petista no primeiro turno, e cujos votos, portanto, tendem a migrar, preponderantemente, para o candidato do PSL.

Pré-candidato à presidência da OAB-PI, o advogado Celso Barros Neto, não tem apenas liderado as pesquisas de intenção de voto, como também tem engajado advogados e advogadas em todo o Piauí.  Nesta quarta-feira (10), na Av. Universitária, às 19h, acontece a inauguração o Espaço Certo é Mais Trabalho, ambiente voltado para a integração de ideias e advogados do Movimento liderado por Celso Barros Neto.

Economia

De janeiro a setembro deste ano, a Controladoria-Geral do Estado, por meio do Núcleo Setorial que atua junto à Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev), analisou processos que, segundo a CGE, resultaram em uma economia de R$ 65 milhões ao estado, em licitações e prorrogações de contratos, de um volume total de R$ 790 milhões. As licitações correspondem a aproximadamente 10% do quantitativo de processos analisados e a 93% da economia produzida.

Vai apagar as luzes

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) ofereceu um almoço à sua equipe de campanha, a amigos e a correligionários para comemorar sua reeleição para a Assembleia Legislativa. Ele foi o único tucano que conseguiu renovar o mandato, e a sigla deve, agora, fazer uma autoanálise para identificar onde errou e quais os próximos passos para voltar a ter destaque no cenário político local. Presente na confraternização de Marden, o ex-vereador Chico Wilson (PSDB) disse que não pensa em abandonar o partido de jeito nenhum. "Se o partido acabar, eu serei o último a sair, e vou apagar as luzes", disse.

Mais sobre: