Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meu golpista favorito

. No litoral, o emedebista assinará a liberação de cerca de R$ 27 milhões em recursos para a retomada das obras no Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, localizado entre as cidades de Paranaíba e Buriti dos Lopes.

31/07/2018 20:03


O presidente Michel Temer visita o Piauí na próxima sexta-feira (3). A comitiva desembarcará em Parnaíba, onde será recepcionada pelo prefeito da cidade, Mão Santa (Solidariedade). No litoral, o emedebista assinará a liberação de cerca de R$ 27 milhões em recursos para a retomada das obras no Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, localizado entre as cidades de Paranaíba e Buriti dos Lopes. A visita de Temer ao estado não deve ser prestigiada por petistas, mas sim por alguns dos principais antagonistas do governador Wellington Dias (PT) no estado, como o prefeito Mão Santa e o deputado federal Heráclito Fortes (DEM), que nas redes sociais demonstrou empolgação com as obras que serão liberadas. Mas na chapa governista, lá estão os dois juntinhos novamente - PT e MDB. Entre tapas, beijos, impeachments e eleições, sempre unidos.

O deputado Marden Menezes (PSDB) considera que a "falta de planejamento e de equilíbrio financeiro do Governo do Estado" é a principal causa para a crise na educação pública do Piauí, cujos servidores estão em greve há cerca de dois meses. Para o deputado, a situação é "angustiante", e ele promete levar a questão ao debate no plenário da Assembleia Legislativa assim que o recesso encerrar. "Como se não bastasse a humilhação imposta aos professores, o descompromisso do Governo do Estado com a categoria está na iminência de provocar a perda do ano letivo de 2018, para os alunos da rede pública estadual", lamenta o tucano.

Desde fevereiro

A greve começou em fevereiro deste ano e, após acordo com o Governo do Estado, os servidores retomaram as atividades. Porém, segundo a categoria, o acordo não foi cumprido e, em junho, os professores voltaram a cruzar os braços. Os trabalhadores exigem reajustes de 6,81% (para os docentes) e de 3,95% (para os demais servidores), mas o Governo só concedeu 2,95%, alegando que nos seis meses que antecedem o pleito eleitoral só poderia conceder um índice correspondente à inflação acumulada, conforme determina a legislação. Os servidores, porém, afirmam que os percentuais pedidos foram acordados com o Governo antes desse prazo, inclusive com a mediação do Tribunal de Justiça do Piauí, o que tornaria lícita a aprovação reajuste acima da inflação mesmo dentro do período vedado pela lei.

Enfim, pagou

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) informou, no início da noite de ontem, que a partir desta quarta-feira (1°) serão normalizados os atendimentos do Iaspi/Plamta, visto que, enfim, foi efetuado o pagamento do mês de abril a toda a rede credenciada. No dia 20 de julho, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí informou que havia efetuado o pagamento de abril. Mas a informação foi refutada pelo Sindhospi. 

Censo eleitoral

O perfil do eleitorado brasileiro para as eleições gerais 2018 será divulgado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, às 11h desta quarta-feira (1º). Os dados estatísticos que serão divulgados traçam o perfil do eleitorado brasileiro apto a participar das eleições gerais de outubro. Esses dados permitem avaliar a evolução do eleitorado ao longo dos últimos anos. As informações foram obtidas a partir dos dados do cadastro eleitoral, fechado no dia 9 de maio deste ano.

"Nós vamos ter que segurar mais um pouco, porque tudo o que nós acertamos ontem, infelizmente, não foi possível a gente concretizar. Estávamos com a conversa bem avançada com o PSL e com o Pros. Esses dois partidos estavam bem afinados conosco. Até as 4 horas da manhã estava tudo certo para que esses dois partidos pudessem compor com o PTC. Por incrível que pareça, neste exato momento, em que a gente estava aqui pronto para apresentar a vocês uma estratégia que construímos com o Pros e o PSL, esses dois partidos pediram mais um tempo. Acharam que a decisão tomada ontem à noite não tinha mais como ser concretizada no dia de hoje. É uma pena, porque, por diversas vezes, em reunião conjunta entre esses três partidos, ficou o entendimento para que a gente pudesse convocar a imprensa e pudesse externar a nossa posição nessas eleições" - o deputado Evaldo Gomes, presidente do PTC Piauí, indignado com o distrato feito por Fábio Sérvio, presidente do PSL no estado, que decidiu manter sua pré-candidatura ao Governo.

Mais sobre: