Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MDB cortejado em Brasília

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

14/02/2019 08:45

MDB cortejado em Brasília

O ministro Paulo Guedes, da Economia, sabe que precisa do apoio de pelo menos uma parte das bancadas do MDB no Senado e na Câmara Federal para conseguir aprovar as reformas que são consideradas imprescindíveis para melhorar a economia do país. A ideia, claro, é que esta aproximação ocorra com alas do partido que não sejam ligadas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), que acabou desistindo da disputa pela Presidência do Senado ao constatar que seria inevitavelmente derrotado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Além de ter recebido o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Alcolumbre também contou com o voto declarado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o que deixou o senador alagoano enfurecido. Nesse contexto, os dois parlamentares emedebistas do Piauí - o senador Marcelo Castro e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio - ganham força em Brasília.

O senador Marcelo Castro (MDB) já deu demonstrações de que terá uma postura independente no Senado Federal, em relação ao governo Bolsonaro. Mas sua indicação para presidir a Comissão Mista de Orçamento, que reúne parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados, deve conferir ao parlamentar ainda mais prestígio no Palácio do Planalto. Bom para o Piauí, que já tem garantida uma voz de grande ressonância, para defender com mais respaldo os interesses do estado junto ao Governo Federal.

Vale poupada

Em discurso nesta quarta-feira (13), em plenário, o deputado Flávio Nogueira (PDT) criticou o Governo Federal por autorizar o saque dos saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) às vítimas da tragédia da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. O parlamentar classificou a decisão como "imprudente" e "precipitada", por estar, de certa forma, colaborando para eximir a mineradora Vale de suas responsabilidades.

Vale poupada II

“Além dos incalculáveis danos causados ao meio ambiente, o desastre de Brumadinho ceifou a vida de mais de 160 pessoas, deixando os moradores da região completamente desamparados. É imprescindível que a Vale arque exclusivamente com todos os custos, evitando, assim, que o cidadão utilize recursos próprios acumulados ao longo de anos para se reestabelecer. Não é justo que, além de ter sua vida afetada, a pessoa tenha que usar seu FGTS para recomeçar sua vida”, declarou Flávio Nogueira.

Um milhão de empregos!

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Francisco Reinaldo, e o vice-presidente, Guilherme Fortes, participaram, em Brasília, do evento “Construção: 1 milhão de empregos já!”, que contou com a participação de parlamentares de todo o país, inclusive de piauienses. No encontro foi apresentado um conjunto de propostas destinadas a melhorar o ambiente de negócios e promover a retomada dos investimentos no setor. O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O governador Wellington Dias entrega oficialmente nesta quinta-feira (14), às 10h30, a proposta de reforma administrativa do Executivo estadual para a Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta do Governo do Estado prevê a extinção de 19 órgãos estaduais, bem como planeja a fusão entre secretarias e absorção de algumas áreas. De acordo com o Palácio de Karnak, "o objetivo da nova estrutura administrativa mira eficiência e economia para enfrentar a crise econômica nacional, permitindo que o Governo do Estado continue prestando plenamente seus serviços para a população".

Mais sobre: