Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mas, médicos, cadê vocês?

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

05/12/2018 19:09

Mas, médicos, cadê vocês?

Há cerca de três semanas, o Conselho Regional de Medicina do Piauí comemorou a decisão do Governo de Cuba de encerrar a parceria com o Brasil no programa Mais Médicos, que garantia a atuação de profissionais cubanos em milhares de municípios do país, muitos dos quais localizados a longas distâncias dos grandes centros urbanos, nos chamados grotões do país. "O intuito do CRM Piauí é que as vagas sejam ocupadas por médicos brasileiros, com a devida valorização e condições ideais de trabalho em todos os municípios piauienses, para que a população usufrua do direito constitucional de ter saúde de qualidade", afirmou o CRM-PI em nota enviada a esta coluna. Além disso, o Conselho garantiu que o Brasil possui médicos suficientes para atender a população. Pois bem. Até esta quarta-feira, dia 5 de dezembro, apenas 12 dos 199 médicos inscritos no programa Mais Médicos no Piauí haviam se apresentado nos municípios. E houve até denúncia de casos de profissionais que estavam entrando em contato com prefeitos e impondo como condição para se inscreverem no programa a possibilidade de permanecerem nos municípios por apenas dois ou três dias por semana - o que contraria um dos preceitos fundamentais do Mais Médicos, que é a presença constante de profissionais atuando na atenção básica à saúde em locais cuja população não tinha acesso a esse tipo de atendimento antes do programa. Agora, a população piauiense, sobretudo a parcela mais carente, aguarda uma nova posição do CRM-PI. 

O prefeito Firmino Filho (PSDB) nomeou Pedro Martins Veloso Rodrigues para exercer o cargo de diretor da rádio FM Cultura de Teresina, cargo que antes era ocupado pelo jornalista Toni Rodrigues, pai de Pedro Rodrigues. Servidor do Tribunal de Justiça do Piauí, Toni teve que retomar o seu cargo no município de Porto, distante cerca de 170 km da capital, e não teria como permanecer no comando da rádio da Prefeitura de Teresina. Pedro foi assessor do deputado estadual Firmino Paulo (PP), sobrinho do prefeito Firmino Filho, que é correligionário de Toni.

Gerar emprego ficou caro!

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 332,7 milhões para investimentos da Usina Batatais S/A – Açúcar e Álcool. Os recursos do BNDES vão apoiar a ampliação da capacidade instalada de moagem da Usina Lins, com expansão do plantio e aumento da produção de vapor e da cogeração de energia. Está prevista também uma ampliação do reflorestamento das áreas vicinais às usinas Lins e Batatais, ambas localizadas no estado de São Paulo. Segundo o banco de fomento, serão gerados "280" empregos diretos "após" a conclusão dos investimentos, em "meados de 2020". 

O poder dos filhos

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que, em metade dos casos (50%), os filhos participam, em alguma medida, do processo de escolha dos presentes que vão receber dos pais. 

O poder dos filhos II

De acordo com a pesquisa, 41% dos pais compartilham com os filhos a decisão de que presente levarão para casa, ao passo que outros 9% deixam as crianças decidirem sozinhas o presente que vão ganhar. Já 47% dos entrevistados centralizam a decisão, sem permitir a participação dos filhos no processo de compra.

Mais sobre: