Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mães detentas

Até o final de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá estabelecer diretrizes e padronizar o atendimento e a custódia das presas grávidas, das lactantes e de seus filhos em fase de amamentação no sistema prisional.

23/07/2018 19:11

Até o final de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá estabelecer diretrizes e padronizar o atendimento e a custódia das presas grávidas, das lactantes e de seus filhos em fase de amamentação no sistema prisional. O objetivo é proteger os direitos das detentas e das crianças. A iniciativa é resultado das visitas realizadas pelo CNJ a estabelecimentos penais que custodiam mulheres nessa condição em todo o país. Durante as vistorias do CNJ foi constatado que a ausência de procedimentos padronizados têm afetado direitos básicos das mães e dos seus filhos. A ideia é que as práticas sejam unificadas em todos os estados, desde a detecção da gravidez da mulher privada de liberdade até o momento em que as crianças vão para o convívio da família. É um primeiro - e importante - passo. Mas resta saber se a Secretaria de Justiça do Piauí conseguirá cumprir as novas regras que serão estabelecidas pelo Poder Judiciário, se nem as atuais o sistema prisional tem dado conta de seguir.

"Essa hipótese está descartada" - o vice-presidente do Podemos, Sérgio Bandeira, ao falar sobre a possibilidade de Frank Aguiar (PRB) assumir uma das duas candidaturas ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo senador Elmano Férrer (Podemos), que lidera um grupo de nove partidos emergentes. Antes da saída de Dr. Pessoa, juntamente com seu Solidariedade e com o PMN, o nome do jornalista Telsírio Alencar foi preterido para que o cantor ocupasse a vaga majoritária. Agora, Frank deve ser um dos candidatos ao Senado na chapa de Pessoa. 

Crise

Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que passou de 57% para 64% o percentual de consumidores que recorreram a alguma forma de trabalho extra ou bicos para complementar a renda no primeiro semestre deste ano. Nas classes C, D e E, a proporção salta para 70% dos entrevistados.

Crise II

Segundo o levantamento, em cada dez consumidores, cinco (51%) acreditam que as condições gerais da economia pioraram ao longo deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado – o que configura um aumento de 12 pontos percentuais em relação à pesquisa de 2017.

Crise III

Quando avaliam a própria condição financeira, 44% garantem que também houve piora em relação ao último ano, um aumento de oito pontos percentuais. Outros 34% falam em condições financeiras iguais, ao passo que apenas 19% pensam que a situação está melhor que antes.

Sine em Timon

O posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Timon ganha agora o status de agência. Para marcar a mudança, uma solenidade de inauguração será realizada na próxima quarta-feira (25) a partir das 9 horas. A agência está instalada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo – Semdest, localizada na Rua Miguel Simão, 519, no centro da cidade maranhense.

Durante a reunião dos partidos emergentes, nesta segunda-feira, um dos representantes do partidos sugeriu, com gracejo, que a vereadora Graça Amorim fosse a vice de Elmano Férrer (Pode). Graça Amorim não se esquivou, e disse que aceitaria o desafio. Mas tudo não passou de uma brincadeira. O partido da vereador, PMB, sequer confirmou a adesão aos emergentes ainda. E um nome já foi definido para ser o vice do senador Elmano: Paulo Henrique, do PRP. Mas vale lembrar o ditado segundo o qual "toda brincadeira tem um fundo de verdade".

Mais sobre: