Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Joia de sangue

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

14/02/2019 16:35

Joia de sangue

Em audiência realizada pela comissão externa da Câmara Federal que acompanha os desdobramentos da tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, afirmou que a empresa "é uma joia brasileira" e que não pode ser condenada pelo rompimento da barragem, "por maior que tenha sido a tragédia". Centenas de pessoas morreram soterradas pelo mar de lama produzido pela Vale (até agora, 166 corpos foram localizados e 155 pessoas seguem desaparecidas). A declaração do executivo é um inaceitável ultraje à memória das vítimas, à dor dos seus familiares e à indignação da sociedade brasileira. Uma afronta que se torna ainda mais grave por ter sido feita dentro da chamada "Casa do Povo", local que reúne os representantes escolhidos para defender os interesses dos brasileiros. Mas vejam só que ironia: é muito provável que Fabio Schvartsman tenha se sentido à vontade para falar tamanhos  impropérios justamente porque estava no meio de tantos parlamentares, muitos dos quais já receberam generosas ajudas da Vale em eleições passadas, e talvez até na de 2018, quando o financiamento de campanhas por empresas já estava proibido pela legislação. Essas declarações, feitas pelo presidente da mineradora responsável pela maior tragédia da história do país, mostram o quanto os direitos da população são desprezados pelas grandes corporações e por boa parte dos políticos. Em primeiro lugar sempre está o lucro. E o interesse público segue sendo deixado de lado. 

"Ao invés de gastar dinheiro público na construção de um planetário, o prefeito de Teresina deveria investir em áreas prioritárias como educação e saúde. Nas creches faltam vagas para que as crianças possam estudar, pois só foram disponibilizadas pouco mais de cinco mil vagas. A saúde é outro setor caótico, no qual faltam recursos para concluir obras das unidades básicas de saúde (UBS). Por isso, nosso requerimento aprovado pela Câmara busca informações sobre o quanto será gasto e o cronograma de execução do projeto. Teresina precisa investir em setores essenciais para a população", o vereador Edilberto Borges Dudu (PT), que quer explicações da prefeitura sobre a construção de um planetário no Parque da Cidadania. 

Filiações

O Podemos realizará nesta sexta-feira, dia 15, sua plenária estadual, quando acontecerá a filiação de algumas lideranças do estado, como o professor Paulo Henrique, que foi candidato ao Senado em 2018 pela Rede. O ato ocorrerá no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina e será comandado pelo senador Elmano Férrer. No evento, também haverá a instalação de comissões municipais.

Trabalho infantil

Auditores fiscais do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia realizaram, no ano passado, um total de 7.688 ações de fiscalização para o combate das piores formas de trabalho infantil em todo o país. Durante as ações, 1.854 crianças e adolescentes foram alcançados pelos fiscais e retirados da situação de trabalho infantil.

Trabalho infantil II

Dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) apontam que, das crianças e dos adolescentes encontrados no ano passado, 79% eram do gênero masculino e 21% do gênero feminino, sendo que 54% tinham entre 10 a 15 anos; 42% de 16 a 17 anos; e 4% tinham de 9 anos de idade para baixo. Os estados com maior número de crianças e adolescentes nessa condição foram Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Trabalho infantil III

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 2,3 milhões de crianças estejam no mercado de trabalho. Isso significa que a taxa de trabalho infantil no país, hoje, é de 5,96%. De 1992 a 2015, houve uma redução de 65,62% no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Em números absolutos, isso equivale a uma redução de 5,101 milhões de casos. Resta saber se as fiscalizações que eram realizadas pelo Ministério do Trabalho terão a mesma eficiência agora no governo Bolsonaro, que decidiu extinguir a pasta. 

A vereadora Graça Amorim disse considerar desrespeitosa a forma como o parlamentar se referiu à proposta da Prefeitura para a construção de um planetário no Parque da Cidadania. Graça Amorim pediu que os temas discutidos na Casa sejam tratados com mais seriedade, e falou sobre a importância do planetário para a ciência e tecnologia em Teresina. “Consta no projeto que é um complexo que vai dar apoio à pesquisa científica e ao avanço tecnológico. Ele vai incentivar alunos da rede pública e particular de ensino a estudar a astronomia e demais ciências. Vai trazer recursos e conhecimento para várias áreas. O parlamento é feito para debate justo e honesto”, ponderou Graça Amorim. 

Mais sobre: